Número total de visualizações de páginas

quinta-feira, 10 de novembro de 2022

VER: "Música no Coração", um clássico intemporal que nos traz de volta o amor em tempo de guerra

Grande produção nacional leva ao palco um dos musicais mais bem-sucedidos de sempre. Agora com Sofia Escobar e Jorge Corrula a darem corpo e voz aos icónicos Maria e capitão Von Trapp, numa versão de concerto encenado que promete "surpreender o público".

Sofia Escobar no ensaio com Mário Redondo, ator de suporte para a personagem do Capitão Von Trapp.

© Artur Machado / Global Imagens


Indiferente à azáfama de fim de tarde na Escola Fontes Pereira de Melo, no Porto, com a saída de alunos e filas de carros com pais à espera lá fora, Pedro Ribeiro tenta dosear o entusiasmo das crianças que tem sob a sua direção num espaço junto ao refeitório. É ali, no final de mais um dia de aulas, que a escola se torna num palco improvisado onde se imagina o cenário dos Alpes austríacos na iminência da II Guerra e se ouvem melodias intemporais como Do-Re-Mi ou Climb Ev"ry Mountain, que nos transportam para um dos maiores clássicos da história do teatro musical.
"Meninos, menos entusiasmo, aqui vocês ainda não sabem o que é que a Maria e o vosso pai têm para vos dizer. Para já, a cara tem de ser mais de quem estava a jogar PlayStation e foi interrompido." O encenador Pedro Ribeiro tenta ajustar a alegria nos rostos das crianças que interpretam os sete filhos do viúvo e rezingão Georg Von Trapp em Música no Coração, agora revisitado numa grande produção nacional, com Sofia Escobar e Jorge Corrula a vestirem a pele dos icónicos Maria Rainer e capitão Von Trapp. Ensaia-se a cena em que se preparam para ouvir o anúncio de que o pai e a adorada ama se vão casar, mas a felicidade é natural no rosto dos jovens intérpretes escolhidos através da Academia de Música de Vilar de Paraíso e que por estes dias contracenam com alguns dos nomes mais populares das artes cénicas nacionais.
Sofia Escobar (Maria Rainer) é uma ama que os vai cuidando também em palco e os jovens atores rapidamente assimilam o espírito pretendido a cada cena. "Estes miúdos são muito especiais. São artistas, são miúdos com muito talento, são muito engraçados, e é giro ver também a forma como eles dão a própria personalidade deles às personagens", confessa a atriz, que há mais de 10 anos fez o seu nome ecoar em Londres no papel de uma outra Maria, de West Side Story, e agora encarna o espírito de outra das mais famosas Marias da história dos musicais.

Sofia Escobar no ensaio com Mário Redondo, ator de suporte para a personagem do Capitão Von Trapp.

© Artur Machado / Global Imagens


"É daqueles papéis com que eu tenho vindo a sonhar ao longo da minha carreira e agarrei esta oportunidade com unhas e dentes. Ainda por cima poder fazê-lo em Portugal é... mágico", partilha a atriz com o DN, antes de arrancar nova sessão de ensaios para a peça que sobe ao palco do Super Bock Arena, no Porto, já no próximo sábado (12), e estará depois no Altice Arena, em Lisboa, a 1 de dezembro.
Como clássico intemporal, Música no Coração ecoa na memória coletiva e de cada um. Também na de Sofia Escobar, naturalmente. "Foi dos primeiros musicais que eu vi, lembro-me de ver em família naquelas noites da época de Natal. Não só fez parte da minha infância como também do meu processo de crescimento enquanto atriz e enquanto aspirante a atriz de teatro musical", diz.

Bilhetes entre 35 e 120 euros
Ainda com alguns disponíveis, e à venda nos locais habituais, os bilhetes para o espetáculo do próximo sábado, no Porto, têm vários escalões de preços que variam entre os 35 euros para o balcão 2 do Pavilhão Rosa Mota / Super Bock Arena e os 120 euros na plateia VIP Gold.@ DN

Sem comentários: