Número total de visualizações de páginas

segunda-feira, 28 de novembro de 2022

campanha "Bullying? NUNCA 2022": vamos ajudar a combater este flagelo?

Campanha lançada pela ativista Francisca de Magalhães Barros lembra que relativamente ao ano letivo 2020/2021, as situações de ‘bullying’ em contexto escolar aumentaram 37%, mais 783 casos.


"Devido ao aumento de casos em contexto de bullying escolar decidi criar a campanha 'Bullying? NUNCA 2022' para alertar a sociedade para o grave problema que estamos a enfrentar nas nossas escolas", começou por escrever na sua conta oficial de Instagram a ativista dos direitos humanos Francisca de Magalhães Barros e reforça, agora, esta ideia em declarações ao Nascer do SOL. "Dois mil oitocentos e quarenta e sete. Este é o número de ocorrências criminais registadas pela Polícia de Segurança Pública (PSP) em contexto escolar no ano letivo de 2021/2022", frisa a também cronista e pintora. 
"Este é um número que não pode deixar ninguém indiferente e enquanto sociedade devemos agir e sensibilizar, tal como prevenir e dizer que o bullying NUNCA será solução! Enquanto ativista dos direitos humanos não podia ficar apenas a assistir! Nem todos os intervenientes desta campanha!", exclama, referindo-se a figuras públicas como Joana Alegre, Margarida Vila-Nova, Diogo Calado, Luís Maia - jornalista da SIC que dá cara e voz ao vídeo promocional da campanha -, Luís Marvão, Sónia Tavares, Ana Bacalhau, Erica Cardoso, Melânia Gomes, Ricardo Monteiro, José Leonel Ramalho, Rita Ramalho, Sara Barradas, Miguel Raposo, Sofia Aparício, Ivo Canelas, Joana Machado Madeira, Bernardo Mendonça e Marco Rodrigues.
"Obrigada a todos os que em tão pouco tempo rapidamente aderiram a esta campanha. Juntem-se a nós e digam NUNCA!", pede Francisca, lembrando alguns dos casos que denunciou juntamente com o Nascer do SOL e o i. A título de exemplo, o de Luís Santiago que, em novembro de 2021, teve de ser hospitalizado depois de ter sofrido agressões no Agrupamento de Escolas Madeira Torres, em Torres Vedras. Então com 12 anos, ficou internado no Hospital de Santa Maria e a mãe, Marta Veloso, relatou a sua história quando nem sequer se podia levantar da cama para ir à casa de banho.
No âmbito do Dia Mundial do Combate ao Bullying, a PSP avançou que no último ano letivo registou 2.847 ocorrências criminais de situações de ‘bullying’ em contexto escolar, sendo que 1.169 foram contabilizadas por agressões e 752 por injúrias e ameaças. Relativamente ao ano letivo 2020/2021, as situações de ‘bullying’ em contexto escolar aumentaram 37%, mais 783 casos, tendo acontecido o mesmo com as agressões (mais 418) e as injúrias e ameaças (208).
Desde 2013/2014, o ano letivo passado foi aquele em que se registaram mais queixas por injúrias e agressões, depois de 2018/2019 (721) e 2015/2016 (665). Sabe-se também que a faixa etária com maior preponderância de vítimas situa-se entre os 12 e os 15 anos e são em maior número rapazes. @ Sapo

Sem comentários: