Número total de visualizações de páginas

sexta-feira, 18 de novembro de 2022

uma gota para salvar vidas: Novo teste de sangue permite “detetar o cancro da mama dois anos antes do diagnóstico”

Um simples teste ao sangue pode ser a esperança para quem sofre de um dos cancros mais comuns em todo o mundo, o cancro da mama. Um grupo de cientistas dos Países Baixos realizou um estudo no qual desenvolveu um teste que “pode permitir detetar o cancro da mama dois anos antes do diagnóstico” habitual.
Os resultados do estudo TESTBREAST (Teste Antecipado de Sérum ao Cancro da Mama) foram apresentados na 13.ª Conferência Europeia do Cancro da Mama. Explicam os investigadores, que identificaram um tipo de teste sanguíneo que se foca num grupo de seis proteínas que podem apresentar mudanças em níveis, mais altos ou mais baixos, até dois anos antes de um diagnóstico médico de cancro da mama.
Esta descoberta pode “constituir a base de testagem ao sangue para pessoas com uma predisposição genética ou um historial familiar de cancro da mama”, para assegurar um diagnostico precoce e um tratamento atempado, sublinham os cientistas envolvidos ao Independent.
O estudo incluiu 1174 mulheres holandesas com alto risco de desenvolverem cancro da mama, devido a historial familiar da doença, ou porque têm variantes genéticas associadas a um mais elevado riso de cancro. Foram feitas observações ao longo de 10 anos, com as mulheres a serem sujeitas a mamografias regulares e a fornecerem amostras de sangue para teste sucessivamente.
Para avaliar o risco, os investigadores usaram a espectrometria de massa ara analisar as proteínas nas amostras de sangue. A análise de 30 amostras, retiradas de três mulheres que tinham sido diagnosticadas com cancro e de outras três que não, revelaram mudanças nos níveis de um grupo de seis proteínas. @ Sapo

 

Sem comentários: