Um fotógrafo captava um surfista — e um tubarão meteu-se na foto.
Os grandes tubarões brancos percorrem o oceano à procura de focas e leões-marinhos antes de virem à tona para atacar, matar e mergulhar novamente no mar. São os maiores peixes predadores do mundo. Nadam a mais de 56 quilómetros por hora e trituram as suas presas com 300 dentes serrilhados e pontiagudos.
Durante séculos, estes animais têm atormentado a imaginação popular que os vêem como sanguinários devoradores de homens.
Agora, podem acrescentar mais uma coisa ao currículo – são uns extraordinários photobombers.
Na manhã de sábado, dia 22 de Outubro, o fotógrafo freelancer Jordan Anast apontou a câmara ao surfista profissional Tyler Warren durante a competição do San Onofre Surfing Club, na Califórnia. Enquanto fotografava Warren, um grande tubarão-branco emergiu da água. O animal fez uma aparição de dois segundos atrás do surfista antes de voltar a mergulhar.
Anast, que cobre eventos desportivos no Sul da Califórnia há mais de 20 anos, captou o momento – uma justaposição de homem e animal, lado a lado, ambos com objectivos muito diferentes, aparentemente sem perceberem a presença um do outro.
Mas a fotografia está a deixar o fotógrafo incomodado. Segundo Anast, a atenção que está a receber tem sido constante durante os últimos tempos. “É uma loucura”, afirmou.
Nesse dia, tanto Anast como Warren chegaram a San Onofre State Beach por volta das 10h, mais precisamente à zona de Old Man's. Anast começou a tirar fotografias aos surfistas que preparavam as pranchas e entravam na água, aos que estavam a surfar, a competir com outros participantes, a passar tempo com os filhos e às pessoas sentadas na praia, que assistiam a tudo.
Pouco tempo depois, às 11h02, enquanto fotografava um surfista que mais tarde viria a descobrir ser Warren, Anast viu alguma coisa através do canto do olho. No início, pensou que era um golfinho enorme, o que não teria sido invulgar. Durante todos estes anos a fotografar competições de surf, este fotógrafo captou muitos golfinhos – sozinhos, a saltar sobre surfistas, a derrubá-los das pranchas.
“Tudo”, revela, mas “nunca um tubarão”, acrescenta.
Só quando olhou para o ecrã da Canon EOS R5 é que se apercebeu o que tinha acabado de fotografar – o arco do corpo de um grande tubarão branco a sair do oceano, a saltar no ar e depois a mergulhar de novo na água. No primeiro plano, Warren estava a surfar uma onda. “Fiquei simplesmente espantado”, declarou. @ P3
Sem comentários:
Enviar um comentário