Número total de visualizações de páginas

quarta-feira, 16 de novembro de 2022

cinema, leituras, música e visitas fecham comemorações do centenário de José Saramago

Um ciclo de cinema dedicado a José Saramago, leituras das suas obras, visitas guiadas à fundação, em Lisboa, e à sua casa em Lanzarote encerram as comemorações do centenário do escritor, que se assinala no dia 16.


As comemorações arrancaram no dia 16 de novembro de 2021, dia em que José Saramago completaria 99 anos, e decorreram ao longo de todo o ano 2022, com algumas atividades a estenderem-se até 2023, culminando oficialmente no dia dos cem anos do Nobel da Literatura português, para o qual está reservado um "programa intenso", de acordo com a Fundação José Saramago.
Antes disso, no dia 14 de novembro, terá início um ciclo de cinema na Cinemateca Portuguesa, em Lisboa, que se estende até dia 19, integrando as "mais importantes adaptações retiradas da sua obra e alguns dos documentários sobre a sua figura", segundo informação da Cinemateca.
Nos mais de 40 títulos que escreveu, Saramago foi o criador de um estilo literário único, que funde o erudito e o popular, integrando "a riqueza da tradição literária portuguesa com traços narrativos da oralidade", e introduzindo nas suas histórias um "experimentalismo orgânico", que estilisticamente se expressa na supressão da pontuação.
Além disso, as suas histórias ligam-se a um "projeto ético e político", que se materializa "na construção de mundos ora utópicos, ora distópicos", com um "olhar sobre a humanidade", que "foram propícios à sua adaptação cinematográfica, dando origem a múltiplos projetos nacionais e internacionais", destaca a Cinemateca.
É o caso de "Blindness", filme de 2008, de Fernando Meirelles, que explora a cegueira epidémica e coletiva de "Ensaio Sobre a Cegueira", e que a Cinemateca exibe no dia 17, ou a exploração existencialista do caos da identidade humana em "Enemy" (2013), de Denis Villeneuve, baseado em O "Homem Duplicado", que será exibido no dia 18.
Quase a fechar este programa dedicado a José Saramago, terá lugar, no dia 18, uma mesa redonda, em que participam Carlos Reis, comissário para o Centenário de José Saramago, e Abílio Hernandez, estudioso das relações entre cinema e literatura, sobre a especificidade dessa obra literária e as questões particulares que coloca na sua transposição para o meio cinematográfico.
Outra iniciativa prevista para dia 15 é mais um encontro-debate, integrado no ciclo "Legados Saramaguianos", que têm estado a decorrer com participação de vários escritores portugueses, e que consistirá numa conversa entre o escritor Gonçalo M. Tavares e Carlos Reis, na Biblioteca Palácio Galveias, em Lisboa. @  Sapo

Sem comentários: