Número total de visualizações de páginas

segunda-feira, 28 de novembro de 2022

país: 176 centros de saúde com horário alargado

Há 176 centros de saúde a funcionar com horários de atendimento alargado (no caso dos dias úteis) ou horários complementares (no caso dos fins-de-semana e feriados).


O objetivo é reforçar a capacidade para o habitual “pico” de procura no outono/inverno e reduzir “a procura dos serviços de urgência em situações não emergentes”.
Os respetivos locais com horário de funcionamento alargado ou complementar podem ser consultados na área dedicada ao Plano de Inverno no Portal do Serviço Nacional de Saúde (SNS), que pode consultar aqui. Para aceder clique em “Medidas prioritárias”, posteriormente em “Medidas para o Cidadão/Comunidade” e depois na Administração Regional de Saúde abrangida pelo respetivo centro de saúde.
“Esta atualização será feita regularmente, para permitir um melhor conhecimento e colaboração de todos os utentes e suas famílias no uso adequado dos serviços de saúde”, acrescenta a tutela liderada por Manuel Pizarro, em comunicado.
Esta medida consta do “Plano Estratégico do Ministério da Saúde para a Resposta Sazonal em Saúde – inverno 2022-2023”, apresentado esta semana e tem como objetivo reduzir a pressão sobre as urgências hospitalares, numa altura em que os vírus respiratórios estão a ‘entupir’ as urgências e os tempos de espera aumentam.
Nesse sentido, o Ministério da Saúde reforça ainda a “importância de ligar em primeiro lugar” para a linha SNS 24 para “uma triagem e encaminhamento adequado de cada situação, para uma resposta mais célere e também para o melhor planeamento da atividade do SNS”. @ Sapo 

Sem comentários: