Número total de visualizações de páginas

sexta-feira, 11 de novembro de 2022

IR e VER: passadiços do Mondego atravessam cascatas, levadas e moinhos

São 12 quilómetros pelas margens do rio Mondego e seus afluentes, em pleno Parque Natural da Serra da Estrela. Os Passadiços do Mondego abriram ao público no domingo, 6 – e nas primeiras semanas serão grátis.
O quilómetro zero dos novos Passadiços do Mondego, que abrem oficialmente neste domingo, 6, situa-se junto à Barragem do Caldeirão, em Chãos, Maçainhas, no distrito da Guarda.
Os 12 quilómetros – sete quilómetros de travessia em madeira com três pontes suspensas e cinco quilómetros de caminhos já existentes – , que atravessam o Parque Natural da Serra da Estrela e muitos dos geossítios incluídos no Estrela Geopark Mundial da Unesco, hão de terminar já em Videmonte, a aldeia de montanha conhecida pelo pão cozido em forno a lenha. O tempo máximo para este percurso de dificuldade média é de cinco horas.
Pelo meio, observam-se açudes, moinhos, levadas, cascatas e veredas, zonas até então inacessíveis ao público e que, outrora, eram percorridas apenas pelo gado, especialmente as ovelhas. O itinerário atravessa Geossítios do Alto Mondego como o Miradouro do Mocho Real (a 700 metros de altitude, assente em rochas graníticas), vestigios antigos como uma ponte medieval (entre Pero Soares e Mizarela), além de património industrial de antigas fábricas e engenhos de laníficios e da produção de eletricidade, em Trinta (a primeira aldeia do distrito da Guarda que teve luz elétrcia), e que testemunham o passado da região ligado ao fabrico dos cobertores de papa.
O presidente da câmara da Guarda, Sérgio Costa, garante que a estrutura será “emblemática para a região” e uma alavanca para a economia. “Será a nova porta de entrada para a serra da Estrela, para o Parque Natural e também para a Guarda. Queremos fechar a página do livro sobre os incêndios [de agosto último] e mostrar o que a serra tem de melhor”, sublinha à VISÃO Se7e. “São os passadiços mais bonitos e que atravessam uma paisagem maravilhosa”, diz o autarca, sem esconder o entusiasmo.
Nas próximas semanas, a entrada para os Passadiços do Mondego será gratuita, passando depois a ser cobrado um valor simbólico (€1) com as reservas feitas através do site oficial passadicosdomondego.pt. @  Sapo

Sem comentários: