Número total de visualizações de páginas

quarta-feira, 16 de novembro de 2022

Portugal no top 3 dos países europeus com menos barreiras linguísticas

Portugal é um dos países mais acessíveis da Europa para ser explorado linguisticamente. Assim, não é de estranhar que quem visita o país saia sempre a saber dizer uma ou mais palavras e quem se muda para cá, segundo o estudo da Preply, encontra poucos obstáculos para aprender português.

A plataforma de línguas Preply analisou 29 países europeus de forma a perceber quais são os mais e os menos desafiadores para visitar e ser-se integrado se se tiver em conta as potenciais barreiras linguísticias que se poderá enfrentar.
Tendo em consideração os idiomas, sotaques e dialetos nativos de cada país e combinando-os com a pontuação de proficiência em inglês (EF EPI) e o custo médio de uma aula de línguas, o estudo revela a classificação oficial dos países mais fáceis aos mais desafiadores para turistas e novos residentes.
O estudo conclui que a Roménia é o país que apresenta menos barreiras linguísticas. Com apenas três idiomas oficiais (romeno, húngaro e alemão), o país tem um número reduzido de sotaques/dialetos - Valáquia, Moldávia e Banat.
E embora a Roménia tenha uma classificação de nível médio no EPI, uma aula particular de romeno custa em média 15 euros. Este é dos valores mais económicos da Europa, conforme o estudo.
Portugal, que se segue à Irlanda, partilha o terceiro lugar com a Sérvia. A Preply coloca Portugal nesta posição visto que em todo o território só se fala português. Contudo, a plataforma chama a atenção para as diferentes variações regionais do português, algo que pode ser visto como um desafio para visitantes e novos residentes.
Quanto à pontuação EPI, Portugal classifica-se como o sétimo país mais proficiente da Europa, também ficando entre os 10 mais baratos para uma aula de línguas (média 21 euros). @ Sapo

Sem comentários: