Número total de visualizações de páginas

terça-feira, 15 de novembro de 2022

mundo: população mundial deverá ultrapassar os 8 mil milhões hoje

 

O mundo vai atingir os oito mil milhões de habitantes esta terça-feira, de acordo com a ONU. A organização estima que a Índia ultrapasse a China e se torne no país mais populoso do mundo já no próximo ano.
O crescimento populacional para oito mil milhões de pessoas deve-se, em grande parte, às melhorias na saúde pública e na medicina "que prolongaram a vida e reduziram drasticamente as taxas de mortalidade materna e infantil", destacou António Guterres, secretário-geral da ONU.  
Contudo, a população mundial está a crescer ao ritmo mais lento desde 1950, tendo caído abaixo de 1% em 2020. As Nações Unidas salientam que houve um crescimento de mil milhões de pessoas em 12 anos, mas que serão precisos 15 para se chegar aos nove mil milhões de habitantes. Atualmente, dois terços da população mundial vive num país onde a fertilidade é inferior a 2,1 nascimentos por mulher.
O crescimento global da população concentra-se sobretudo nos países mais pobres do mundo. Mais de metade do aumento previsto da população global até 2050 estará concentrado em oito países: República Democrática do Congo, Egito, Etiópia, Índia, Nigéria, Paquistão, Filipinas e Tanzânia.
A Índia foi o maior contribuinte para o alcance dos oito mil milhões de habitantes, com 177 milhões de pessoas, ultrapassando a China, com 73 milhões. Apesar de a China ainda ser o país mais populoso do mundo, a ONU estima que seja ultrapassada pela Índia já em 2023. @  RTP Notícias

Sem comentários: