Número total de visualizações de páginas

terça-feira, 29 de novembro de 2022

rotura de vórtice polar ameaça Europa: Portugal arrisca possível vaga de frio do Ártico em dezembro


O observatório do serviço meteorológico Copernicus, da Comissão Europeia já havia avisado: esperava-se um outono com temperaturas mais amenas e um inverno menos rigoroso na Europa, mas com maior possibilidade que se produza uma onda de frio na primeira parte do inverno do que o costume.
Com efeito, poderá estar para breve a primeira vaga de frio, se se confirmar a rotura do vórtice polar estratosférico, e consequente saída do ar frio do Ártico para latitudes mais baixas, com efeitos também em chuvas fortes expectáveis depois do evento meteorológico.
O fenómeno poderá produzir efeitos na Península Ibérica, afetando Portugal e Espanha, admite o porta-voz da Agência Estatal de Meteorologia de Espanha, Rubén de Campo que, aos jornalistas, afirmou que “não é descartável” que ocorra a rotura do vórtice polar “nas próximas semanas”, o que traria uma esperada onda de frio.
“Caso suceda [a rotura] seria impossível concretizar exatamente se essa saída de ar frio das latitudes mais árticas daria lugar a uma vaga de frio em Espanha, ou noutros locais na Europa. Não podemos saber porque teríamos de ver a zona onde ocorreria a evacuação de ar frio, na eventualidade da rotura do vórtice polar”, continua o especialista.
Outro dos efeitos da rotura de vértices polares estratosféricos a longo termo prende-se com o facto de causar que as tempestades circulem a latitudes mais próximas da Península Ibérica, o que poderia significar uma maior frequência de chuvas fortes.
“Não é algo que aconteça sempre, e depende sempre de muita coisa. Veremos como tudo se desenvolve. Em todo o caso, temos que monitorizar a evolução atmosférica e ver se alguma evolução toma forma nas próximas semanas. Por agora, ainda é muito cedo para prever o que irá acontecer”, termina o responsável, citado pelo El Mundo. @ Sapo

Sem comentários: