Número total de visualizações de páginas

quarta-feira, 16 de novembro de 2022

carreira de 80 anos de Ruy de Carvalho assinalados com exposição no Teatro D. Maria

Trinta painéis, alguns dos quais com duplas imagens de um percurso de 80 anos, constituem a exposição "Retratos contados de Ruy de Carvalho: fotografias de arquivo do D. Maria II", a inaugurar na terça-feira em Lisboa.

A mostra é um "itinerário fotográfico que abrange alguns dos momentos mais emblemáticos da carreira de Ruy de Carvalho", disse à agência Lusa Nelson Mateus, curador da mostra que pretende homenagear o ator de 95 anos de idade e 80 de carreira.

A fotografia mais antiga que é exibida nesta mostra data de 1962, e retrata o ator com a atriz Carmen Dolores, na peça "Os três chapéus altos".

Já a imagem mais recente data de 2009, e retrata Ruy de Carvalho e Virgílio Castelo quando contracenaram na peça de Ronald Harwood "O camareiro", que aborda os bastidores do teatro, numa encenação de João Mota.

Pelo menos 50 fotos, umas a preto e branco e outras a cores, fazem parte da exposição montada na primeira ordem do teatro, no corredor que dá acesso à sala Garrett e que integra apenas imagens de arquivo do Teatro Nacional D. Maria II, disse Nelson Mateus.

O curador avançou à Lusa que pretende que esta exposição seja itinerante ao longo de 2023, acrescentando que, a todo o momento, serão acrescentadas mais imagens do ator, sobretudo as que deram origem a uma exposição sobre a sua vida e obra, patente no início deste ano no Espaço Memória do Teatro Experimental de Cascais (TEC), bem como dos espetáculos que representou no Politeama.

"A ideia é criar uma linha do tempo de todas as fotos de arquivo e que, através da mostra sobre Ruy de Carvalho, possa recordar-se outros grandes nomes do teatro português como Fernanda Borsatti, Curado Ribeiro, Eunice Muñoz, Armando Cortez, entre tantos outros", referiu. @ Sapo

Sem comentários: