Número total de visualizações de páginas

sexta-feira, 11 de novembro de 2022

o São Martinho e os magustos com castanhas assadas e água-pé

Adoramos esta altura do ano, com os magustos e quando o tempo parece melhorar para receber o Verão de São Martinho?

Novembro é sinónimo de chuva e frio, mas também de coisas boas como os magustos, as castanhas assadas na brasa e o Verão de São Martinho.

O magusto, como tradicionalmente é conhecido, traz de volta ao dia a dia de todos as castanhas assadas, a água-pé e, claro, momentos bem divertidos entre amigos e familiares.

Mas já paraste para pensar como surgiu este evento no nosso calendário, e porque é tão adorado por todos os portugueses?

Quem é o São Martinho?


São Martinho, ou Martinho de Tours, nasceu no ano de 316 na antiga cidade de Savaria na Panónia, localizada na atual Hungria.

Cresceu na região de Pavia, em Itália, no meio de uma família pagã, e fora criado para seguir uma carreira militar, tendo sido convocado pelo exército romano quando ainda tinha 15 anos.

Apesar da educação pagã, em adolescente descobriu o Cristianismo, tendo sido batizado só no ano de 356, após ter abandonado o exército.

Nesta altura da sua vida, foi discípulo de Santo Hilário, bispo de Poitiers (na atual França), que o ordenou diácono e presbítero.

Perto de Poitiers, fundou o mais antigo mosteiro conhecido na Europa, na região de Ligugé, e tornou-se conhecido pelos seus milagres e como o santo que atraía multidões.

Morreu no dia 8 de novembro de 397, em Candes, e foi sepultado a 11 de novembro em Tours, sítio que é hoje local de peregrinação desde o século V.

É precisamente na data do seu enterro que se comemora o dia que lhe é dedicado, acreditando-se que o Verão de São Martinho lhe é devido porque na véspera e no dia, 10 e 11 de novembro, é habitual o tempo melhorar e o sol aparecer por detrás das nuvens. 

As castanhas…


E por que razão comemos castanhas e bebemos água-pé? Como se fosse preciso arranjar desculpas para comer um cone de quente e boas, e beber uma boa pinga, não é? Mas existem algumas razões!

Sejam assadas na brasa, cozidas com erva-doce ou piladas, as castanhas são um dos alimentos de eleição nesta altura do ano.

(...) Afinal, como diz o provérbio popular: No dia de São Martinho, pão, castanhas e vinho!!

É assim que reza a tradição, que em novembro e no Dia de São Martinho se façam magustos, que são as tradicionais festas onde se assam castanhas e se bebe água-pé.

E comemos castanhas porque é nesta altura que se faz a colheita deste nutritivo alimento, entre outubro e dezembro.

Outra das histórias que se contam é que a origem dos magustos seria no Dia de Todos os Santos, a 1 de novembro, quando se preparavam mesas com castanhas para que os espíritos dos mortos as viesse comer.

… e a água-pé

E por que nem só de castanhas assadas se faz um bom magusto, nestas festas deve acender-se uma fogueira e beber água-pé, ou jeropiga.

Tradicionalmente portuguesa, a água-pé é uma bebida alcoólica com baixo teor de álcool, que resulta da adição de água ao bagaço de uva.

Tal como a jeropiga, a água-pé é bebida em magustos, especialmente no Dia de São Martinho, e nas regiões do Minho, Trás-os-Montes, Beira Interior, Ribatejo e zona saloia da Estremadura. @ Lisboa Secreta

Bom S. Martinho!

Sem comentários: