Número total de visualizações de páginas

quinta-feira, 3 de novembro de 2022

novo estudo: Covid-19 causa inflamação cerebral similar à doença de Parkinson e aumenta risco de doenças neurodegenerativas


Uma investigação liderada pela Universidade de Queensland revelou que a Covid-19 causa uma inflamação no cérebro, semelhante à originada pela doença de Parkinson, que pode resultar num risco futuro acrescido de quem fica infetado com o SARS CoV-2 desenvolver doenças neurodegenerativas.
“Estudámos um efeito do vírus nas células imunitárias do cérebro, a ‘microglia’, que são as células-chave envolvidas na progressão de doenças cerebrais como o Parkinson ou o Alzheimer. A nossa equipa cultivou microglia no laboratório e infetou-as com o SARS CoV-2, o vírus que causa a Covid-19”, explica o Professor Woodruff, um dos envolvidos no estudo recentemente publicado na revista Nature.
“Descobrimos que as células ficaram ‘zangadas’, e ativaram o mesmo caminho desencadeado pelas proteínas do Parkinson e o Alzheimer, os inflamassomas”, continua o investigador.
Com efeito, a proteína ‘spike’ da Covid-19 foi o suficiente para desencadear o processo de inflamação cerebral, que pode ser exacerbado quando se verifica a existência de proteínas no cérebro ligadas à doença de Parkinson.
Os investigadores sustentam assim que pessoas que tiveram Covid-19 têm mais risco de desenvolveram outras doenças neurodegenerativas no futuro. “Os resultados que observámos podem explicar porque algumas pessoas que tiveram Covid-19 apresentam maior vulnerabilidade ao desenvolvimento de sintomas neurológicos similares à doença de Parkinson”, sustenta Balmaceda.
Os investigadores afirmam que investigação complementar é necessária, mas destacam que esta “é uma nova abordagem para tratar um vírus que, de outra forma, pode ter ramificações e efeitos na saúde a longo termo ainda desconhecidos”. @ Sapo 

Sem comentários: