Número total de visualizações de páginas

terça-feira, 19 de março de 2024

Fenprof mantém greve de docentes e ameaça Governo com "forte oposição"

Secretário-geral da Fenprof afirmou que "serão mantidas as greves às horas extraordinárias, ao sobretrabalho e a todas as atividades integradas na componente não letiva de estabelecimento".
A Federação Nacional dos Professores (Fenprof) anunciou esta sexta-feira que irá manter as greves em curso e avisou o próximo governo que "contará com uma forte oposição" dos docentes caso "pretenda fragilizar a escola pública".
"Em convergência com as outras oito associações sindicais serão mantidas as greves às horas extraordinárias, ao sobretrabalho e a todas as atividades integradas na componente não letiva de estabelecimento", anunciou esta sexta-feira Mário Nogueira, secretário-geral da Fenprof, no final da reunião do secretariado nacional.
Os professores têm a decorrer desde o início do ano letivo uma greve como forma de protesto às horas a mais que fazem semanalmente, explicou o líder da federação que recentemente divulgou um inquérito nacional que revelava que os docentes trabalhavam, em média, mais de 50 horas por semana.
Mário Nogueira deixou como sugestão que o próximo Governo começasse por tratar, "a par da recuperação do tempo de serviço e da revisão do regime de mobilidade por doença, das condições dos horários de trabalho".
Numa avaliação aos resultados eleitorais do último domingo, que "tudo indica que será um Governo do PSD, com o apoio do CDS e da IL", a Fenprof avisou o futuro executivo para que não "ponha em causa a escola pública".
Mário Nogueira apontou como uma das linhas vermelhas o reforço dos contratos de associação com estabelecimentos de ensino privados que "não encheram a escola de alunos, mas encheram os bolsos de muitos proprietários com milhões de euros".
Na sede da Fenprof, o único nome apontado para possível ministro da Educação é o de Alexandre Homem Cristo, ex-assessor parlamentar na Assembleia da República.
"Se passasse por aí seria mau sinal logo à cabeça. Não tem a ver com a pessoa, tem a ver com a política que defende, que é a da privatização. Se o próximo governo tiver como objetivo fragilizar a escola pública em nome de interesses de outros, contará com uma forte oposição da nossa parte", avisou Mário Nogueira.
Também os resultados obtidos pelo Chega, que elegeu 48 deputados, "preocupam a Fenprof", que acusa o partido de pôr em causa "regras fundamentais da democracia" e de mostrar "intolerância perante a diferença, porque a considera antinatural".
Mário Nogueira lembrou o apelo da UNESCO para que se combata o discurso de ódio, que tem sido muitas vezes feito por deputados do Chega, nomeadamente no que toca a questões relacionadas com direitos de autodeterminação de género nas escolas.@ DN

 


Sem comentários: