Número total de visualizações de páginas

quarta-feira, 27 de março de 2024

divulgação especial para o 1.º ciclo: Projeto "Sr. Escaldão 2024"

O cancro da pele é o cancro mais frequente a nível mundial entre as populações de pele predominantemente clara e a sua ocorrência tem aumentado de forma drástica ao longo das últimas décadas. É, no entanto, um dos cancros mais evitáveis.

Para além de poder ser detetado precocemente, o principal fator de risco para o cancro de pele é a exposição aos raios ultravioleta, relativamente à qual existem fatores de proteção. 

A Liga Portuguesa Contra o Cancro convida os professores do 1.º ciclo a participar através do link : https://www.ligacontracancro.pt/sr-escaldao/ .


De forma a contextualizar a temática e a esclarecer algumas questões pertinentes a serem debatidas com os alunos, vamos realizar uma sessão de (in)formação online para professores no próximo dia 18  de abril, entre as 17:00 e as 20:00.

 

Esta sessão, não sendo obrigatória para a participação no projeto, será útil para apresentar os materiais aos professores, e incluirá a intervenção de um médico dermatologista, que prestará esclarecimentos sobre o sol e a sua relação com a pele e o melanoma.


O objetivo de “As minhas aventuras contra o Sr. Escaldão” é promover hábitos de exposição solar saudáveis. Sol, nem demais... nem de menos, simplesmente, na dose certa! 

Em “As minhas aventuras contra o Sr. Escaldão”, é o escaldão que ganha vida e enquanto personagem é o vilão que todas as crianças querem derrotar. O Sr. Escaldão personifica todas as agressões a que sujeitamos a nossa pele.

Mais do que um conjunto de recursos, “As minhas aventuras contra o Sr. Escaldão” é uma estratégia educativa capaz de apoiar os/as professores/as do 1.º Ciclo do Ensino Básico na área da exposição solar segura.  A estratégia educativa assenta em três dimensões: uma sessão (in)formativa, o guia do/a professor/a, e o caderno de aventuras.

​Vamos derrotar o Sr. Escaldão? 
informação da LPCC

Sem comentários: