Número total de visualizações de páginas

sexta-feira, 15 de março de 2024

meteorologia: vem aí um fim de semana de primavera com temperaturas até 25ºC

Uma troca de massas numa semana: depois do ar polar gelado, vem aí ar subtropical quente no próximo fim de semana, que colocará todo o país acima dos 20ºC. Para derreter a neve. Mas antes ainda chove.

De um final de semana de pleno inverno, para um fim de semana de verdadeira primavera, quase verão. De ter o país debaixo de água e sob vários centímetros e até metros (como foi o caso do alto da Serra da Estrela) de neve, para ver as temperaturas chegar aos 24/25ºC. É o que vai acontecer já neste sábado e domingo, 16 e 17, como que antecipar a chegada da nova estação, cujo equinócio este ano se celebra logo no dia 20 às 3h06. A culpa é de uma troca de massas.
Portugal esteve no final da última semana sob efeito de uma superfície frontal e da tempestade Mónica, que arrastavam uma massa de ar polar gelada. Passados menos de sete dias, no final desta, receberá o impacto de uma massa de ar de subtropical, de latitudes bem mais quentes, que, associada a uma dorsal anticiclónica que bloqueará as tempestades e o frio do norte Atlântico, fará disparar os termómetros.
Mas até lá, não é possível dispensar os guarda-chuvas. Ainda vai chover. Em alguns locais já esta quarta-feira, estendendo-se depois a precipitação a quase todo o país na quinta e na sexta. No norte e centro, a chuva pode mesmo ser forte, e manter-se até nos dois dias do fim de semana, mas já em forma de aguaceiros fracos.
O calor e a chuva farão, é quase certo, derreter grande parte da neve que caiu a norte, com exceção dos pontos mais altos das serras. No domingo, todo o país estará com temperaturas máximas acima dos 20ºC, menos a Guarda, que se deve ficar pelos 17ºC. Beja, Braga, Coimbra, Leiria e Setúbal podem chegar aos 24ºC. Santarém e Évora aos 25ºC. Lisboa não deve passar dos 23ºC. E, no sábado, só Guarda, Bragança, Porto, Viana do Castelo e Viseu não devem atingir os 20ºC. Haverá, contudo, grandes amplitudes térmicas, que podem ir de 10 a 14ºC,  já que as mínimas andarão entre os 1o a 12º C e as máximas entre os 20 a 24ºC.
As temperaturas começam a subir gradualmente já esta quarta-feira, conforme explicou Patrícia Marques, meteorologista do IPMA. Depois, na quinta-feira, com a passagem da frente que trará a chuva de novo, haverá uma pequena descida, voltando os termómetros a subir na sexta, numa espécie de montanha russa meteorológica, que pode ir incluindo uns pingos de chuva pelo meio, sobretudo a norte, já que para sul espera-se pouca água.
E é assim que arranca a semana da Primavera: na segunda-feira as temperaturas máximas caem outra vez para os 18/19ºC e deve chover no norte.@ Observador


Sem comentários: