Número total de visualizações de páginas

segunda-feira, 18 de março de 2024

novas linhas da STCP. O que muda a partir de amanhã nos transportes do Porto

As novas linhas da Sociedade de Transportes Coletivos do Porto (STCP) 404 e 2M começarão a funcionar a partir de segunda-feira, bem como ajustes noutras linhas já existentes como a 300, 301, 9M e 13M.

Há cerca de 25 mil utilizadores que diariamente chegam e partem do Terminal Intermodal de Campanhã (TIC) e é com esse número presente que a STCP lança, nesta segunda-feira, 18 de março, a nova linha 404, que assegura a ligação entre o TIC e o Hospital de São João.

O Terminal Intermodal de Campanhã passa, assim, a contar com o apoio da operação da STCP sete dias por semana e 24 horas por dia.

O novo trajeto 404, que vai funcionar em período diurno e noturno (entre as 6 horas e as 00h30), ligará estes dois pontos da cidade via Polo Universitário da Asprela e interface do Dragão.

O presidente da Câmara Municipal do Porto, Rui Moreira, e a presidente do conselho de administração da STCP, Cristina Pimentel, partem no autocarro das 16 horas, no sentido TIC-Hospital, para conhecerem o trajeto da nova linha da cidade.

Além desta nova linha, é alterado o percurso da linha 9M, de modo a promover a ligação direta do centro de Gondomar ao centro do Porto, via Campanhã (TIC), no horário da madrugada, altura em que a STCP é a única operadora de transporte de passageiros em operação.

Assim, a linha 9M deixa de percorrer a Circunvalação, zona que passa a ser servida pela 2M, segunda nova linha da STCP que começa também a operar no dia 18. O trajeto entre a Av. dos Aliados e o Hospital de São João será assegurado via Avenida da Boavista e Circunvalação, retomando um percurso que existia até 2011.

De acordo com a transportadora, a linha de madrugada 2M "retoma o percurso que existia até 2011, permitindo prestar serviço, ao longo da madrugada, em toda a Rua da Boavista e a quase totalidade da Avenida da Boavista, bem como dar cobertura do espaço da Circunvalação, entre a Rotunda AEP e o Hospital S. João, que deixa de ser abrangida pela linha 9M".

Quanto às linhas 300 e 301, circulares complementares, "efetuam ajustes ao seu percurso em duas áreas", sendo "criada uma mobilidade na envolvente da Igreja da Areosa, densamente habitada, e das faculdades do Polo Universitário da Asprela", que "substitui o trajeto atual entre a Igreja das Antas e o Hospital S. João, que passa a ser assegurado pela nova linha 404".

"No centro do Porto, a linha 300 passa a ligar a Cordoaria à Batalha, aproximando-se do Terminal das Camélias, passando a existir uma ligação direta entre o Hospital de São João e a Batalha, via Av. Fernão de Magalhães", segundo a STCP.

Já a linha 13M "será alvo de uma ligeira alteração de percurso junto à Rotunda AEP, devido à entrada da linha 2M", que passa a efetuar a ligação entre Porto e Matosinhos via Rua do Lidador.

A operação STCP, em funcionamento 24 horas por dia ao longo de todo o ano, passa a contar, a partir de segunda-feira, com 71 linhas de autocarro e três de carro elétrico histórico (a linha 22 encontra-se suspensa devido às obras existentes no centro da cidade do Porto).@ Sapo

 


Sem comentários: