Número total de visualizações de páginas

sexta-feira, 8 de março de 2024

OUVIR e LER: "Que força é essa, amiga?" - mulheres e salários

Neste Dia da Mulher, quando ainda há tanto a fazer no domínio da igualdade de género, a Capicua apresenta uma adaptação bem oportuna da música de Sérgio Godinho "Que força é essa, amigo?".

Mulheres e salários

As diferenças salariais ainda estão bastante acentuadas no cenário empresarial atual e, no final de 2022, as mulheres levavam para casa, em média, menos 238 euros por mês do que os homens, o que representa uma diferença de 16%.

De acordo com os números mais recentes dos Quadros de Pessoal, divulgados pelo ‘Expresso’, a diferença vai crescendo à medida que as qualificações sobem, visto que se olharmos para um quadro superior, são menos 26%, chegando a uma diferença de 761 euros por mês.

A diferença tende até a ser maior nas qualificações mais altas e nas profissões que exigem mais competências.

As discrepâncias começam a ser menores nas profissões intermédias, e profissões administrativas, com salários mais baixos, onde começam a ser tabeladas pelo salário mínimo nacional.

As conclusões da análise feita mostram que, apesar de haver mais mulheres do que homens com formação superior no mercado de trabalho, a diferença salarial continua a existir, mostrando que há discriminação, que a legislação veio proibir, mas cujo efeito prático se desconhece, revela a mesma fonte.

Atualmente as mulheres representam 47% da força de trabalho em Portugal. Fonte: Executive Digest

Sem comentários: