Número total de visualizações de páginas

sexta-feira, 22 de março de 2024

desafio: "onde estava no 25 de abril (de 1974)?" (12)

 

Durante a madrugada, não tive qualquer noção do que estava a acontecer. Foi apenas na manhã de 25 de abril que comecei a sentir que algo impactante estava em curso. No entanto, devido à falta de informação, o sentimento era um misto de esperança e de apreensão.

Com vinte anos de idade e a residir no centro do Porto, testemunhei os acontecimentos desse dia de mudança. Ao passar pelo Jardim de S. Lázaro, ouvi os tiros provenientes da esquadra da P.S.P. local. Alguns desses projéteis ficaram marcados na parede da Biblioteca Municipal do Porto durante bastante tempo.

Ao regressar a casa, os primeiros comunicados do Movimento das Forças Armadas (M.F.A.) começaram a surgir na rádio, revelando a tomada de consciência da intenção do movimento e das implicações da mudança em curso. Foi uma explosão de emoções: a esperança da restauração da liberdade, a implantação de uma democracia, eleições livres, o fim da P.I.D.E., o fim da guerra colonial, o fim da repressão, o fim da censura, o fim da perseguição política, e muito mais.

Lembro-me vividamente das imagens transmitidas pela televisão do Largo do Carmo, em Lisboa, onde o Capitão Salgueiro Maia exigiu a rendição do fascista Marcelo Caetano. Esses momentos foram um símbolo da viragem histórica que estava a ocorrer em Portugal.

Naquela altura, já havia terminado o antigo 7.º ano do Liceu [atual 11.° ano] e solicitado o adiamento do serviço militar obrigatório, pois tinha a intenção de ingressar no Instituto Nacional de Educação Física. Com a iminência da minha chamada para a Guerra Colonial, ponderava a possibilidade de deixar Portugal. Assim, a alegria pela mudança iminente foi ainda maior.

O 25 de abril de 1974 foi um marco na minha vida e na história do país, representando não apenas o fim de um regime opressivo, mas também o início de uma nova era de liberdade e de esperança.

                                                                                                         Humberto Nogueira (professor de Educação Física, atualmente aposentado) 

Sem comentários: