Número total de visualizações de páginas

sexta-feira, 22 de março de 2024

país: Luís Montenegro indigitado primeiro-ministro

O líder do PSD foi indigitado pelo presidente da República na primeira hora desta quinta-feira, após serem conhecidos os resultados finais dos votos da emigração. Luís Montenegro foi recebido no Palácio de Belém, em Lisboa, já depois da meia-noite, poucas horas depois de ter estado na residência oficial do chefe de Estado para as audiências dos partidos, ainda durante a tarde de quarta-feira.

Após ter sido indigitado, o novo primeiro-ministro de Portugal anunciou que irá regressar a Belém para apresentar na próxima semana o seu executivo, a 28 de março. 

A "tomada de posse será a 2 de abril", acrescentou.

Luís Montenegro esteve reunido cerca de 20 minutos com o presidente, durante os quais ambos terão acertado a agenda dos próximos dias. 

O líder do PSD explicou ainda a necessidade da formalização da indigitação nas primeiras horas de quinta-feira, e depois de conhecidos os resultados do voto da emigração, com a impossibilidade de estar presente no Palácio de Belém durante a manhã, por se deslocar a Bruxelas para a reunião do PPE, grupo parlamentar europeu a que pertence o PSD.

Cansado mas visivelmente satisfeito, Montenegro sublinhou que era "importante" participar neste encontro já como novo primeiro-ministro português.

O voto da emigração confirmou a vitória da AD nas eleições legislativas de 10 de março último. A AD, liderada pelo PSD em coligação com o CDS-PP e com o PPM, elegeu ao todo 80 deputados, o Partido Socialista 78 e o Chega confirmou-se como terceiro partido mais votado, com 50 lugares na Assembleia. @ RTP Notícias

Sem comentários: