Número total de visualizações de páginas

quinta-feira, 10 de março de 2022

textos de alunos: apreciação crítica de um "cartoon"

O contributo do aluno Lucas Pires, do 12.ºE, a propósito do conto "George", de Maria Judite de Carvalho, e da comemoração do dia da mulher. 

cartoon de Pyotr Kulinich

    O cartoon de Pyotr Kulinich, artista russo, retrata, de forma crítica, uma realidade comum na sociedade atual.

    Através da observação da imagem, é possível visualizar dois indivíduos, um do sexo masculino e outro do sexo feminino, ambos dentro de um carro de alta cilindrada (BMW). A figura masculina encontra-se ao volante do automóvel e a feminina ao seu lado, no lugar do copiloto. Ambos têm o cinto de segurança posto. No entanto, o da mulher está mal colocado, tapando-lhe a boca. Quanto às expressões faciais, a mulher possui um semblante carregado, com olhos bem abertos e também gesticula com as mãos. O homem, por sua vez, possui óculos de sol e um certo ar impassível.

    Interpretando estes elementos, toda esta situação simboliza a obstrução às liberdades individuais da mulher, nomeadamente a liberdade de expressão. O carro guiado pelo homem remete para o poder masculino sobre a figura feminina. Ele é o detentor do poder, pois é ele que conduz o automóvel, sendo a ostentação desse domínio enfatizada pela marca do carro, potente e de alta gama. A figura masculina, vestida de maneira formal e com cores neutras, é conotada como aquela que assume a liderança, toma as decisões, independentemente de qualquer situação. A sua expressão facial calma e indiferente, complementada pelos óculos de sol, mostra, do mesmo modo, algum alheamento pela condição da mulher, oprimida, uma vez que a situação lhe é vantajosa e confere-lhe, até, um certo estatuto de superioridade. Por sua vez, a figura feminina revela que é impedida de manifestar o seu pensamento e a sua vontade, através do cinto de segurança a tapar-lhe a boca, simbolizando assim que a mulher não tem o direito de expressar a sua opinião, ainda que pudesse ser algo de inovador e criativo, em conformidade com as cores vivas da sua roupa. Por isso, mesmo que o quisesse fazer, o cinto é a mordaça que a impede de se manifestar, sendo esta impedimento evidenciado pelas expressões faciais carregadas da figura feminina e da tentativa de gesticular.

    Assim, é possível realçar a crítica à condição da mulher, subjacente ao cartoon de Pyotr Kulinich, que ainda nos dias de hoje é obrigada a lidar com valores obsoletos de séculos passados. 

                                                                                                                                   cortesia do envio de Lizete Pinheiro, docente de Português

Sem comentários: