Número total de visualizações de páginas

sexta-feira, 8 de março de 2024

saúde: precisa de ir à urgência em Gaia? Ligue antes para a linha SNS 24 "e salve vidas"

O projeto "ligue antes, salve vidas" entrou esta terça-feira em vigor no Centro Hospitalar de Vila Nova de Gaia e em Santa Maria da Feira. O objetivo é evitar as falsas urgências, ou seja, dos casos menos graves. E os utentes, o que acham?

Começou a funcionar, esta terça-feira, um novo sistema de atendimento no Hospital de Vila Nova de Gaia e Santa Maria da Feira. Os utentes são obrigados a ligar previamente para a linha SNS 24, antes de irem ao serviço de urgência geral e pediatria. O objetivo da medida é reduzir a ida às urgências de casos menos graves.

Maria Pinto trouxe o filho às urgências, mas antes de entrar teve de fazer uma chamada. Teve de ligar para a linha SNS 24 antes de o filho ser visto por um médico.

O sistema de atendimento é novo e determina que só os doentes referenciados é que podem ir às urgências. “Vou receber a mensagem para ir à triagem para ele ser atendido”, explicou Maria Pinto.

O Hospital de Gaia é pioneiro neste tipo de atendimento no serviço de pediatria, mas o novo sistema já estava a ser testado nas urgências gerais do Hospital da Póvoa de Varzim.

Depois da entrada nas urgências por referenciação da linha SNS 24, os utentes são triados e os considerados menos graves são encaminhados para uma consulta no centro de saúde.

Para alguns, o novo método ainda é estranho mas é assim que funciona a partir de agora para evitar as falsas urgências, ou seja, casos com menor gravidade.

Além do Centro Hospitalar de Vila Nova de Gaia, o projeto "ligue antes, salve vidas" chegou também esta terça-feira a Santa Maria da Feira. Na Póvoa de Varzim, o projeto arrancou em maio do ano passado. Fonte: SicNotícias

Sem comentários: