Número total de visualizações de páginas

quinta-feira, 21 de março de 2024

Dia Mundial da Poesia e Dia Mundial da Árvore e da Floresta

A Poesia "está no ar, nos olhos, na palavra dita e por dizer", lê-se na mensagem da Sociedade Portuguesa de Autores (SPA) a propósito do Dia Mundial da Poesia, que hoje se celebra.

A Poesia não carece em absoluto de forma escrita: está no ar, nos olhos, na palavra dita e por dizer, na sensação e no sentimento do que amamos ou combatemos", lê-se na mensagem de autoria do escritor João de Melo.

Melo realça as diferentes facetas do poema, que é "escuridão e luz perpétua da claridade".

O autor afirma que "o poema é ao mesmo tempo dor e canção, desamparo e amor, solidão e solidariedade, desespero e esperança, escuridão e luz perpétua da nossa claridade".

"A Poesia é uma forma de linguagem para a beleza; uma imaginação verbal no seu estado mais puro. Apetece-me fazer-lhe o elogio como se ela fosse algo que estivesse ao mesmo tempo no centro (na essência) e muito para além de toda a Literatura", lê-se na mesma mensagem.

No texto, João de Melo sublinha a forte ligação da Poesia à Música.

"O que mais eu amo no poema é a sua proximidade ao sentimento e à música", assim abre a sua mensagem João de Melo, afirmando que "alguém inventou o poema para ser cantado".

"Criou-o como forma superior de pranto e oração aos deuses da Música, do Silêncio, do Sonho e da grande Melancolia que atravessa todos os séculos do Homem".

Celebra-se esta quinta-feira o Dia Mundial da Árvore e da Floresta, uma data comemorativa para aumentar a consciência sobre a importância das florestas de todos os tipos. Em 2024, o tema é ‘Florestas e inovação: novas soluções para um mundo melhor’.

Em 2020, a UE tinha cerca de 159 milhões de hectares de florestas, uma área que aumentou quase 10% desde 1990 (145 milhões de hectares).

Em cinco Estados-Membros da UE, mais de metade da superfície terrestre estava coberta por florestas: Finlândia (66%), Suécia (63%), Eslovénia (61%), Estónia (54%) e Letónia (53%).

No outro extremo da escala, apenas cerca de 1% das terras estavam cobertas por florestas em Malta e menos de um quinto das terras eram florestadas nos Países Baixos (10%), na Irlanda (11%), na Dinamarca (15%) e no Chipre (19%).@ Sapo

Sem comentários: