Número total de visualizações de páginas

quarta-feira, 27 de março de 2024

país: a (des)arrumação da nova Assembleia da República

Os lugares da Assembleia da República (AR) estão distribuídos [ver imagem]. Os 230 deputados tomaram posse e a primeira sessão parlamentar foi presidida pelo deputado mais antigo do parlamento, António Filipe, do PCP.  

O insólito aconteceu

Depois da primeira votação para o novo presidente da AR, Aguiar-Branco, à tarde, ter falhado, foram apresentadas três novas candidaturas: a de Aguiar-Branco, pela AD, Francisco Assis, pelo PS, e Manuela Tender, pelo CHEGA, para nova votação. Pela noite, nenhum dos candidatos teve o número de votos necessários (116), pelo que teve de se proceder a uma segunda volta (3.ª votação do dia) com os nomes dos dois candidatos mais votados: Francisco Assis e Aguiar-Branco. Já perto das 23 horas, verificou-se que nenhum dos dois candidatos reunia o número de votos necessários. 

A eleição passou para as 12h de hoje, dia 27 de abril.

Mas também não foi às 12h de hoje. Apenas às 15h se iniciou a 4.ª votação, depois de PS e PSD terem acordado em votar num nome da AD para os dois primeiros anos do mandato e num nome do PS para os dois subsequentes.

Fumo branco

Assim terminou o impasse e o espetáculo pouco auspicioso e foi eleito como presidente da AR, José Pedro Aguiar-Branco, com 160 votos. 

O novo governo tomará posse no dia 2 de abril.

(post editado pelas 17:30 do dia 27 de março de 2024)

Sem comentários: