Número total de visualizações de páginas

quinta-feira, 14 de março de 2024

atualidade: saiba quando e como poderá ver o cometa “mais brilhante” que vai passar pela Terra

O cometa ‘12P/Pons-Brooks’ vai passar em breve pela Terra, pela primeira vez em 71 anos, e é um dos mais brilhantes cometas conhecidos dos astrónomos – apesar de não ser visível a olho nu, os especialistas garantiram que pode ser visto com um par de binóculos ou um telescópio. Para a maioria de nós, será a única vez na vida que teremos ocasião de o poder ver.


De acordo com os especialistas, o cometa vai atingir o seu ponto mais próximo do Sol a 21 de abril estará mais próximo da Terra a 2 de junho.

O alerta chegou do Projeto Telescópio Virtual, um serviço online prestado pelo Observatório Astronómico Bellatrix, em Itália. “Neste momento, há um cometa muito bonito a atravessar o céu noturno. Trata-se do cometa 12P/Pons-Brooks”, salientou Gianluca Masi, diretor do Projeto Telescópio Virtual. “Este cometa é o chamado cometa periódico. Significa apenas que se está a mover numa órbita à volta do Sol, trazendo-o periodicamente para o sistema solar interior para visitar o Sol. A cada período, neste caso, a cada 71 anos, o cometa regressa ao seu periélio”, acrescentou Masi.

Embora o cometa não seja visível a olho nu, os especialistas dizem que, com condições climatéricas favoráveis, pode ser visto com binóculos ou com telescópio no hemisfério norte até ao final do mês.

À medida que se aproxima do seu periélio – o ponto mais próximo da sua órbita do Sol – começará a desaparecer de vista.

Em junho, será algo que apenas os habitantes do hemisfério sul poderão ver. A próxima oportunidade de ver o 12P/Pons-Brooks será por volta do verão de 2095. Fonte: Sapo

Sem comentários: