Em colaboração com a TERRATREME, o PNC associou-se à divulgação do filme Clandestina, de Maria Mire, uma obra cinematográfica que aborda o papel histórico da resistente antifascista Margarida Tengarrinha, a partir da obra “Memórias de uma falsificadora - A Luta na Clandestinidade pela Liberdade em Portugal”, de Margarida Tengarrinha.
O filme vai estrear nos cinemas no próximo dia 7 de março, no âmbito do Dia Internacional da Mulher, que se comemora em 8 de março.
Para mais informações para sessões escolares, é favor contactar a produtora TERRATREME, através do endereço eletrónico enviado pela coordenadora do PNC.
Sinopse
Para pensar as atuais práticas de dissidência política, a autora mergulha no passado e acompanha a vivência de uma jovem artista. Convidada a entrar na clandestinidade em Portugal na segunda metade do século XX, Margarida Tengarrinha, desempenhou um importante papel na resistência antifascista, tornando-se falsificadora por militância política. Através do anacronismo temporal, CLANDESTINA é como uma missiva a um tempo porvir, uma premonição da possibilidade trágica da História se estar a repetir.
cortesia de Fátima Seixas, Coordenadora do PNC
Sem comentários:
Enviar um comentário