Número total de visualizações de páginas

quinta-feira, 21 de março de 2024

escola sede: possível carta de despedida de Camilo Castelo Branco (3)

Camilo Castelo Branco é um dos autores estudados pelos alunos do 11.º ano nas aulas de Português. Sabemos que a vida de Camilo foi difícil e que pôs termo à vida, suicidando-se com o tiro de uma pistola.

Em resposta a um desafio formulado pela professora de Português Luísa Ferreira, alguns alunos escreveram uma hipotética carta de despedida de Camilo Castelo Branco. Algumas dessas cartas, o CRESCER publica aqui.

Cara mulher,


Venho aclarar este meu desfecho brusco.

Sabeis bem da minha condição de pessoa incapacitada. Conheceis bem as dores que sofro e os dias que passo neste cadáver atrofiado. 

Reconheço que nem sempre vos tratei como deveria e que acabei por vos impor a minha dor, e, por isso, peço desculpa. Esta minha vida foi percorrida por um indivíduo que somente visou o seu próprio prazer. Embora o meu desprezo pelos costumes deste terrível e perdido mundo seja notório, vejo-me agora um exemplo exato da sua arrogância.

Esta minha odiável cegueira fez-me ficar atado a esta cadeira durante intermináveis milénios, a repensar em todo o meu papel neste mundo e o que vejo agora, tão claramente, é esta dor interminável que provoquei a todos os que se cruzaram no meu caminho. Não existe pena maior do que a do conhecimento de que nunca terei forma de vos recompensar.

Ao longo da minha vida entreguei-me às paixões, aos amores e deixei-me levar pelas comoções e pelos impulsos. Fiz por viver a sentimentalidade da vida em todas as minhas ações. Mas esta carcaça jamais poderá gerar algo a não ser lágrimas. O mundo atual e os seus habitantes não valorizam o romance e o furor dos sentimentos como antigamente e a minha carne perdeu o privilégio de lograr do mesmo. Não tenho mais forma de sustentar esta tortura.


Obrigado por tudo,


    Camilo Castelo Branco                                                                                                                                                   João Pinto, 11ºD

                                                                                                                                                                                   cortesia de Luísa Ferreira, docente de Português                                                                


Sem comentários: