Número total de visualizações de páginas

sexta-feira, 15 de julho de 2022

manuscrito do século XVIII com dados da Inquisição portuguesa encontrado em Israel

Um manuscrito português do século XVIII, que detalha as atividades da Inquisição portuguesa, foi encontrado pela Biblioteca Nacional de Israel, que o digitalizou e disponibilizou ‘online’, anunciou aquela instituição na sua conta de Twitter.


Trata-se de um documento raro que reúne informações de mais de 100 anos de audições e execuções brutais de pessoas acusadas de praticar o judaísmo e outros “pecados”.
Segundo notícia do jornal The Times of Israel, o Arquivo Central da Biblioteca para a História do Povo Judaico divulgou na quarta-feira o documento de 60 páginas, escrito em português, que relata principalmente as audiências públicas e execuções que tiveram lugar entre 1540 e 1669, a maior parte em Lisboa, designadas de autos-da-fé, e que foram levadas a cabo pela Igreja Católica.
O manuscrito foi encontrado nos arquivos daquela biblioteca.
As vítimas descritas nos documentos eram maioritariamente judeus recentemente convertidos ao cristianismo e que eram acusados de manter os seus costumes judaicos, mas englobavam também “cristãos tradicionais” considerados culpados de cometerem atos de "sodomia, bigamia, posse de livros proibidos, e sacrilégio", revelou a biblioteca, num comunicado citado pelo jornal.
A Inquisição portuguesa foi instituída em 1536, na sequência da espanhola, existente desde o último quartel do século XV, que levou judeus a atravessarem a fronteira, fugindo da perseguição religiosa e das atrocidades, e depois de se terem já verificado conversões forçadas, no país, de judeus naturais e de refugiados, assim como dos seus filhos.
As audiências e execuções prosseguiram durante mais de dois séculos e foram consideradas atos de penitência para os acusados.
As execuções públicas, que atraíam grandes multidões, incluíam grandes fogueiras onde os chamados pecadores eram queimados vivos pelas autoridades, depois de torturados, de acordo com as sentenças do chamado Tribunal do Santo Ofício.
O diretor do arquivo de Israel, Yochai Ben-Ghedalia, disse que esta rara descoberta "lança nova luz sobre as realidades de um capítulo complexo da história judaica" e sobre a natureza rigorosa da aplicação das regras da Igreja Católica.
"Esperamos que o documento recentemente descoberto ajude os estudiosos a investigar melhor este período fascinante e difícil da história", acrescentou.
O manuscrito entra em pormenores específicos sobre os autos-da-fé, incluindo a contagem das vítimas, datas, locais e até mesmo os nomes dos sacerdotes que participaram nas execuções públicas. @ Sapo

Sem comentários: