Número total de visualizações de páginas

quinta-feira, 14 de julho de 2022

hospitais cancelam consultas e cirurgias para desviar médicos para as urgências

O Verão na saúde começou com serviços de urgências a encerrar em todo o país. A razão apontada é a falta de médicos. A área mais afetada é a da ginecologia obstetrícia, mas pode atingir outras especialidades. E há unidades já a tomar medidas para desviar profissionais para as urgências. Os sindicatos exigem medidas estruturais e dia 13 reúnem com a tutela.

Há hospitais que já estão a cancelar consultas e cirurgias não urgentes para desviar os médicos para as urgências, para que estas não encerrem". O cenário é descrito ao DN por médicos da região de Lisboa, que preferem o anonimato, que explicam o porquê: "Não há outra solução, senão ninguém aguenta fazer mais horas extras e a atividade programada".
O DN contactou ainda profissionais de várias unidades, sobretudo as que têm sido mais afetadas até agora pelo encerramento temporário das urgências, que confirmaram o mesmo. Aliás, houve mesmo quem sublinhe: "Isto, não é surpresa nenhuma. É a solução que as unidades têm para gerir situações de crise, porque não andam sempre a contratar médicos", acrescentando: "Foi isto mesmo que aconteceu durante a covid-19. Só que na altura foi uma medida assumida pelo ministério". @ DN     

Sem comentários: