Número total de visualizações de páginas

sexta-feira, 8 de julho de 2022

não se esqueça: matrículas do 2.º ao 7.º ano arrancam já este sábado


Arranca este sábado, dia 9 de julho, o prazo para matricular os alunos do 2.º ao 7.º anos nas escolas portuguesas, cumprindo assim o calendário divulgado em meados de abril, num despacho assinado pelo Ministro da Educação.
Assim, a partir de hoje e até ao próximo dia 19 julho, estão disponíveis as matrículas para os 2.º, 3.º, 4.º, 5.º, 6.º e 7.º anos do ensino básico.
As datas das matrículas variam em função do ano de escolaridade. Começaram no passado dia 19 de abril com o pré-escolar e 1º ano do Primeiro Ciclo do Ensino Básico, tendo terminado a 6 de maio.
Por outro lado, no que diz respeito às matrículas para os anos de escolaridade do Ensino Básico e Secundário: 8º, 9º, 10º, 11º e 12º anos, estiveram disponíveis entre os dias 17 de junho e 1 de julho. 
Recorde-se que o Governo adotou o processo de renovação automático das matrículas para a generalidade dos casos. Nesse sentido, o “pedido de renovação de matrícula pelo encarregado de educação ou pelo aluno, quando maior, só deve ser requerido quando haja lugar a transferência de estabelecimento, transição de ciclo ou alteração de encarregado de educação”, revela o documento.
No que diz respeito à divulgação das listas de crianças e alunos relativas à matrícula ou à renovação de matrícula, o diploma estabelece que “em cada estabelecimento de educação e de ensino são elaboradas e divulgadas as listas de crianças e alunos que requereram ou a quem foi renovada a matrícula”.
Isso é feito de acordo com os seguintes prazos: Até 31 de maio de 2022, no caso de matrículas na educação pré-escolar e no 1.º ano do 1.º ciclo do ensino básico e até ao 5.º dia útil após o fim do período de matrícula e de renovação de matrícula para os alunos do 5.º ano, 7.º ano, 10.º ano e 1.º ano do ensino profissional.
Por sua vez, as listas dos alunos admitidos são publicadas no dia 1 de julho de 2022, no caso da educação pré-escolar e do 1.º ano do 1.º ciclo do ensino básico e no dia 1 de agosto de 2022, no caso dos restantes anos do ensino básico e do ensino secundário, com indicação do curso em que cada aluno foi admitido. @ Sapo 

Sem comentários: