Número total de visualizações de páginas

quinta-feira, 7 de julho de 2022

criado prémio anual para professores que vencem "fantasma" da matemática

Iniciativa junta associação que quer pôr Miranda do Douro na vanguarda do gosto pela disciplina e Sociedade Portuguesa de Matemática. Ramalho Eanes, Nuno Crato e Marçal Grilo farão parte do júri, que vai distinguir a cada ano o melhor professor do país.


No dia em que foram entregues as Medalhas Fields, o mais importante galardão da Matemática, foi apresentado em Lisboa o que virá a ser um prémio anual para distinguir os professores que são capazes de passar o bichinho da disciplina aos alunos, aberto a docentes do básico e do secundário. Num almoço no Grémio Literário, organizado pelas duas entidades por detrás da iniciativa - a Associação Álvaro Gonçalves e a Sociedade Portuguesa de Matemática - falou-se dos números primos que valeram uma das medalhas deste ano, de como a indústria está a ser cada vez mais atrativa para os matemáticos - o que tenderá a contribuir para agravar o problema da falta de docentes nas escolas se as carreiras não forem mais atrativas - mas também de como aumentar o gosto e os resultados na disciplina e vencer, nas palavras do antigo Presidente Ramalho Eanes, que será um dos jurados, “um fantasma que não existe”.
Não existe há muito tempo para Ramalho Eanes, que confessou ao i ainda ter tido explicações antes de entrar para a Academia Militar, mas que depressa percebeu que fazia parte do dia-a-dia, como hoje acredita que será um conhecimento central no futuro e nos debates éticos do pós-humanismo. “É indispensável”, frisa. 
E não existia para Álvaro Batista Gonçalves, empresário mirandês que deixou na família, que agora cria uma associação em seu nome, o gosto pelos números. O filho Fernando Gonçalves apresentou a associação que quer pôr Miranda do Douro na vanguarda da promoção da disciplina. “Embora não tivesse muitos estudos, conseguia fazer uma conta de uma ponta à outra da mesa de cabeça”, ilustrou ao i o engenheiro, que, entusiasmado pelos netos de Álvaro Gonçalves, se compromete a fazer crescer no concelho do distrito de Bragança um projeto “sólido” de promoção da disciplina que, na altura de ver as notas, era a que “fazia brilhar” os olhos do pai. “A ideia deles foi ajudar os meninos de Miranda e honrar o nosso avô”, explicou, mostrando os planos para a implementação da associação nos próximos anos, com assessoria científica da Sociedade Portuguesa de Matemática.
O pontapé de saída é a instituição do prémio nacional para o melhor professor de Matemática a lecionar em Portugal, cuja primeira edição vai arrancar no final de setembro com a abertura das candidaturas. 
Poderá candidatar-se qualquer docente do ensino básico ou secundário. Para isso, terá de apresentar um ensaio sobre as intervenções pedagógicas e impacto no ensino da disciplina e, seguindo o modelo de outros galardões lá fora, cartas de apoio à candidatura, no que pretendem que seja um projeto que envolva as comunidades locais na distinção dos melhores professores do país.
O prémio terá um valor pecuniário de 5 mil euros e uma distinção simbólica, que é também um dos objetivos do galardão, explicou João Araújo, presidente da Sociedade Portuguesa de Matemática, sublinhando que, na figura de cada professor galardoado, se pretenderá distinguir a “função” do professor que consegue trazer os alunos, melhores e piores, para o gosto pela disciplina, mas também os desafios e dificuldades que enfrentam para o fazer. @ Sapo

Sem comentários: