Número total de visualizações de páginas

sexta-feira, 22 de julho de 2022

Covid-19: reinfeção fará parte da pandemia nos próximos meses

A variante BA.5 mais recente da Ómicron está a tornar-se rapidamente dominante em todo o mundo, incluindo em Portugal. À medida que continua a aumentar, a reinfeção será cada vez mais comum nos próximos meses, o que significa que mais pessoas desenvolverão doença prolongada ou ‘long covid’.

Segundo o ‘The Conversation’, os dois aspetos mais preocupantes da ‘long covid’ são a sua alta prevalência (até 30% dos infetados) e uma ligação entre reinfeção e maior risco de resultados   prejudiciais. Diante de atitudes cada vez mais relaxadas em relação à pandemia, muitas pessoas já não têm as mesmas precauções de comportamento: uso de máscara, distanciamento físico e evitar participar em eventos lotados. As consequências são um aumento nos números diários de casos e na carga da ‘long covid’.

A primeira variante da Omicron, BA.1, surgiu no final de 2021, substancialmente diferente – clínica e geneticamente – das variantes anteriores. Deslocou a variante Delta e, no início de 2022, foi substituída pela BA.2.

O grau em que BA.2 evoluiu para longe de BA.1 é muito maior do que a distância genética entre a versão original do SARS-CoV-2 e a variante Delta. BA.5, uma subvariante de BA.2, está agora rapidamente ultrapassando outras variantes.

Dados recentes dos Centros de Controlo e Prevenção de Doenças (CDC) dos EUA mostram o rápido aumento da variante BA.5 e a sua substituição por outras variantes Ómicron.

As variantes Ómicron, a BA.5 especificamente, mostram várias características preocupantes. Podem resistir à imunidade adquirida através de infeções anteriores e infeções avançadas em pessoas vacinadas. A par disso, a BA.5 é mais capaz de infetar células, agindo mais como Delta do que as variantes Ómicron anteriores.

O que se sabe sobre a ‘long covid’?

O SARS-CoV-2 não é o único na sua capacidade de causar sintomas pós-agudos e danos aos órgãos. Uma incapacidade crónica inexplicável ocorreu numa minoria de pacientes após infeções por Ébola, dengue, poliomielite, as infeções originais da SARS e do vírus do Nilo Ocidental.

O que é diferente é o tamanho da pandemia e o número de pessoas afetadas pela ‘long covid’. Uma das questões absolutamente críticas sobre o fenómeno é que não devemos subestimá-lo.

Agora está claro a partir de vários grandes estudos que:

. É um conjunto de síndromes

. Afeta vários órgãos e sistemas

. Resolve em alguns, mas permanece persistente em outros

. Pode ser marcadamente debilitante

. O seu risco é reduzido pela vacinação

. A sua patologia é mal compreendida

. Estamos apenas a começar a encontrar maneiras de prever o risco e monitorizar o seu curso

Talvez o mais importante, a reinfeção pode agora tornar-se uma característica da pandemia pelo menos nos próximos 12 a 36 meses, aumentando o risco de ‘long covid’ a cada infeção repetida. @Sapo 

Sem comentários: