Número total de visualizações de páginas

segunda-feira, 11 de julho de 2022

curiosidade: porque é que os mosquitos picam mais umas pessoas do que outras?

Do cheiro da pele ao ácido láctico, passando pela temperatura, saiba o que leva os mosquitos a moderem determinadas pessoas em detrimento de outras

Muitos de nós achamos que os mosquitos são simplesmente irritantes. Mas a verdade é que estes insetos são também dos mais perigosos do mundo. Eles espalham zika, dengue e malária, por exemplo.
Já reparou também que os mosquitos picam mais umas pessoas do que outras. Os cientistas descobriram que não é por terem “sangue mais doce”. Tem a mais ver com o cheiro da nossa pele, segundo um artigo do site ‘Tech Insider’.
A pele de todos nós está repleta de diferentes combinações de bactérias. E todas essas bactérias produzem diferentes químicos. O cheiro que resulta da combinação de alguns desses químicos faz com que algumas pessoas sejam irresistíveis para os mosquitos.
Outras investigações sugerem ainda que os mosquitos se sentem atraídos por pessoas a fazer exercício físico. O aumento da temperatura corporal funciona como isco. Eles sentem-se também atraídos pelo dióxido de carbono que expelimos e ácido lático (através do suor).
Os mosquitos parecem também sentir uma particular atração por consumidores de cerveja.
Por isso, se acha que os mosquitos andam sempre atrás de si, utilize um bom repelente, com DEET (um composto químico) e com permetrina (Permethrin). @ JN

Sem comentários: