Número total de visualizações de páginas

terça-feira, 12 de julho de 2022

"The Best Digital Tools for Language Teachers"

                                                              Nice, França, julho de 2022


Entre os dias 4 e 9 de julho, cinco professoras de línguas de vários ciclos de ensino do nosso Agrupamento encontraram-se em Nice a frequentar, no âmbito do programa Erasmus KA1 - Inovar para o Sucesso, o curso estruturado "The Best Digital Tools for Language Teachers".

O formador, Mathieu Delamare, da Academia Europass guiou-nos e desafiou-nos durante esta viagem de aprendizagem, cujo objetivo era a aquisição de  metodologias inovadoras. Assim, criamos a nossa página pessoal no Symbaloo, exploramos e experimentamos ferramentas digitais que facilitam o ensino e a aprendizagem de línguas estrangeiras.

Além destes recursos tecnológicos e de termos desenvolvido as nossas competências TIC, refletimos também sobre estratégias diferenciadas para suscitar a atenção e manter a motivação durante uma aula de língua materna e/ou língua estrangeira.

A escolha de uma cidade francesa, Nice, para frequência deste curso, proporcionou aos participantes (docentes de inglês e de francês) o uso de língua inglesa (na frequência do curso) e também da língua francesa (no contacto com a cultura e com a vida quotidiana), potenciando, assim, uma atualização da competência de comunicação nas duas línguas estrangeiras.

    De salientar que foi bastante enriquecedora a troca de experiências profissionais e de práticas educativas, assim como a partilha de conhecimentos realizada com as outras participantes, provenientes de países tão diversificados como a Polónia, Hungria, Eslovénia, Bélgica, Alemanha e Espanha.

No início do próximo ano letivo, está prevista uma disseminação desta formação, no sentido de dotar os docentes de novas ferramentas digitais e estratégias inovadoras, como resposta às necessidades dos alunos, permitindo também uma melhoria de competências ao nível do trabalho colaborativo, nomeadamente nas práticas de cooperação interpares.

Se quiser ver mais imagens desta formação, poderá aceder através do blogue KA1 ou do link: https://read.bookcreator.com/S40Hh91w0FZIIu0XZ9lbHBdW1Hh2/8JVpRrkxQka9eKdHpmZ11g

                                                                                                cortesia de envio de Paula Silva e Lizete Pinheiro, docentes responsáveis pelo projeto

Sem comentários: