Número total de visualizações de páginas

segunda-feira, 18 de julho de 2022

regresso do serviço militar obrigatório e criação de um novo exército europeu: a vontade de mais de 50% dos portugueses

 


Mais de metade dos portugueses são a favor do regresso do serviço militar obrigatório (SMO) e da criação de um exército único europeu. Estas são as principais conclusões de um estudo da Universidade Lusófona, hoje avançado pela ‘CNN Portugal’.
Segundo a informação, 52,35% dos inquiridos “concorda” ou “concorda totalmente” com o regresso do SMO (em vigor até 2004), contra apenas 32,75% que referiu “discordar” ou “discordar totalmente” da medida.
Quanto à criação de exército único europeu, 55.83% defendeu que a medida ajudaria a União Europeia (UE) a reduzir significativamente a sua dependência relativamente aos Estados Unidos (EUA). Destacam-se ainda 73.94% que afirmam que este exército contribuiria para uma maior afirmação da UE a nível global.
A pesquisa, adianta a estação, analisou as respostas de 403 pessoas (267 homens e 136 mulheres) desde o início da invasão russa à Ucrânia, concluindo ainda que os mais velhos concordam mais com o regresso do SMO e com a criação do exército único europeu.
“Verificámos que, à medida que a faixa etária aumenta, a atitude sobre estas questões é melhor. As pessoas na casa dos 50 aos 60 anos que de alguma forma cumpriram o serviço militar obrigatório têm respostas mais positivas do que as gerações mais jovens”, refere José Carochinho, um dos investigadores envolvidos no estudo, citado pela estação.
Já no caso do regresso do SMO, não houve diferenças expressivas em função das tendências políticas dos inquiridos. “Todos eles têm atitude favorável, sendo que este valor é maior naqueles que se identificam com partidos mais à direita e que estão normalmente mais preocupados com valores securitários”, aponta. @ Sapo

Sem comentários: