Número total de visualizações de páginas

sexta-feira, 15 de julho de 2022

astronauta português vai levar a nave de Jeff Bezos ao espaço

O anúncio do primeiro astronauta português, pela Blue Origin, a empresa aeroespacial de Jeff Bezos, foi a grande surpresa do terceiro e último dia da cimeira de exploradores GLEX Summit, uma iniciativa do The Explorers Club de Nova Iorque e da portuguesa Expanding World, com o apoio do Governo dos Açores e Turismo de Portugal.

O primeiro astronauta português, cuja identidade ainda não pode ser revelada, vai integrar a próxima missão da Blue Origin, embarcando a bordo da nave espacial New Shepard, desenvolvida pela empresa aeroespacial de Jeff Bezos, fundada com o objectivo de tornar as viagens espaciais mais frequentes e mais acessíveis, por meio de sistemas de lançamento reutilizáveis.

O astronauta português fará parte da tripulação da sexta missão espacial da New Shepard. Uma nave espacial que recebeu o nome do astronauta Alan Shepard, da missão Mercury, como homenagem ao seu legado como o primeiro americano a chegar ao espaço, em 5 de maio de 1961.

A estrutura da nave espacial New Shepard assenta num foguete e numa cápsula, ambos reutilizáveis.

Cada voo especial tem uma duração média de cerca de 11 minutos, levando os astronautas acima da linha de Kármán, a 100 km de altitude, que é considerada a fronteira do espaço pelas autoridades internacionais. A partir do momento em que alcançam a microgravidade, os astronautas ficam “sem peso”, no espaço suborbital, durante cerca de três minutos.

O plano de voo prevê que o foguete pouse verticalmente instantes depois do lançamento. Já a cápsula da tripulação está programada para descer com recurso a paraquedas, chegando à Terra escassos minutos depois do propulsor.

Em função das missões anteriores, é suposto que o primeiro astronauta português receba, pelo menos, cerca de 14 horas de treino e formação.

Na edição deste ano, que teve como palco os Açores, participaram mais de meia centena de oradores de 14 países, entre cientistas e exploradores. O programa incluiu mais de 40 painéis de apresentação, divididos por quatro temáticas principais: Oceanos; Exploração Espacial; Conservação da Natureza e Alterações Climáticas; e as actuais e futuras Grandes Expedições do nosso tempo. @  Sapo 

Sem comentários: