Número total de visualizações de páginas

terça-feira, 12 de julho de 2022

BA.5: linhagem dominante em Portugal tem novo sintoma que se manifesta à noite


Um imunologista alertou que a nova sublinhagem da Covid-19  – que já é dominante em Portugal – a BA-5, pode estar a causar sintomas diferentes – incluindo um que surge durante a noite.
A BA.5 é uma subvariante da Ómicron altamente contagiosa que causa preocupação, pois contribui para uma nova onda de infeções em todo o mundo, incluindo em Portugal, onde responde por 95,6% das infeções.
Os cientistas têm encontrado diferenças com as estirpes anteriores, incluindo a capacidade de reinfectar pessoas semanas após contrair Covid-19. Um importante imunologista sugeriu agora que pode haver um novo sintoma desta linhagem.
“Um sintoma extra de BA.5 que vi esta manhã são suores noturnos”, disse Luke O’Neill, professor do Trinity College Dublin, à estação de rádio irlandesa, ‘Newstalk’. “Não é estranho?”, acrescentou.
Segundo o responsável, “a doença é um pouco diferente porque o vírus mudou” e “há alguma imunidade a isso – obviamente com as células T e assim por diante – e essa mistura do sistema imunológico com o vírus ligeiramente diferente, pode dar origem a uma doença ligeiramente diferente, com suores noturnos a serem uma característica“. 
“Mas muito importante, se for vacinado e tiver levado o reforço, a infeção não progride para uma doença grave e esta é a mensagem para continuar a lembrar as pessoas”, alertou. @ Sapo 

Sem comentários: