Número total de visualizações de páginas

quarta-feira, 13 de julho de 2022

14 dicas para se manter fresco em casa sem usar ar condicionado


 Numa altura em que Portugal enfrenta uma onda de calor, com temperaturas que se agravam a partir de hoje e podem chegar aos 47 graus em alguns locais, deve conhecer novas formas de se sentir confortável sem usar o ar condicionado.
A transpiração é o sistema de arrefecimento natural do corpo, mas quando isso não é suficiente, há um risco aumentado de desenvolver hipertermia relacionada com calor.
Assim, pode manter-se fresco utilizando alguns produtos básicos e sabendo como pode fazer a manutenção da sua casa para controlar as temperaturas. Estas 14 dicas compiladas pela ‘CNN Internacional’ vão ajudá-lo:
1. Mantenha-se hidratado
Quando está quente hidratar-se é o primeiro e mais importante passo para se refrescar, segundo Wendell Porter, professor emérito de engenharia agrícola e biológica da Universidade da Flórida, citado pela estação.
2. Tome um duche de água fria
Tomar um banho frio ajuda a resfriar o seu corpo, diminuindo a sua temperatura central, acrescentou Porter.
3. Use panos frios no pescoço e pulsos
Coloque um pano frio ou sacos de gelo (embalagens) nos pulsos ou à volta do pescoço para arrefecer o seu corpo. Estes pontos são áreas onde os vasos sanguíneos estão próximos da pele, ajudando a arrefecer rapidamente.
4. Use ventoinhas
Coloque as ventoinhas viradas para fora das janelas dos quartos em que se encontra, para soprar o ar quente e substituí-lo por ar frio. Abrir as janelas em ambos os lados da casa à noite também pode facilitar um sistema de ventilação de fluxo cruzado.
5. Feche as cortinas ou persianas
Se tiver janelas viradas para a direção do sol de manhã à tarde, feche as cortinas ou persianas sobre elas para “impedir que o sol entre diretamente na casa e aqueça o interior”, recomenda Porter. Também pode colocar cortinas blackout para isolar a sala e reduzir os aumentos de temperatura que ocorreriam durante o dia.
6. Durma em lençóis respiráveis
O algodão é um dos materiais mais respiráveis, então lençóis ou cobertores de algodão podem ajudar a mantê-lo fresco durante a noite. Quanto menor a contagem de fios do algodão, mais respirável é, porque contagens de fios mais altas têm mais tecelagem por polegada quadrada.
7. Durma na cave
Se não conseguir dormir a noite toda porque está com muito calor, tente dormir em algum local além do seu quarto, se for uma opção. O calor aumenta, portanto, se você tiver um nível mais baixo, como uma cave em sua casa, configure uma área de dormir temporária, que vai registar temperaturas mais baixas à noite. @  Sapo 

Sem comentários: