Número total de visualizações de páginas

sexta-feira, 15 de julho de 2022

as 10 estações ferroviárias mais bonitas do Mundo (há uma portuguesa na lista)

Pontos de confluência de gentes, viagens, destinos e sonhos, as estações ferroviárias também podem ser autênticas obras de arte.

A Civitatis, empresa líder na distribuição online de visitas guiadas, excursões e atividades em português, elaborou uma lista com as dez estações mais bonitas de todo o Mundo. Saiba quais são e passeie pela nossa galeria para as conhecer melhor.

Estação do Rossio


No coração de Lisboa, acolhe a linha que faz interface com a linha de Sintra. Já foi a principal da cidade. A construção foi finalizada em 1890, trabalho do arquiteto José Luís Monteiro, que se inspirou no estilo manuelino para desenhar o edifício exterior.

World Trade Center Transportation Hub

Situada em Nova Iorque e projetada pelo arquiteto espanhol Santiago Calatrava, foi inaugurada em 2016 e destaca-se pela estrutura elíptica de aço e vidro de quase 75 mil metros quadrados conhecida como Oculus. Conecta comboios, 11 linhas de metro, um terminal de ferry e vários edifícios, além de integrar um centro comercial.

Guillemins

Fica em Liège, na Bélgica, e a sua estrutura gigante foi também desenhada por Santiago Calatrava. Concluída em 2009, substituiu uma outra estação que se encontrava no local desde 1958 e liga dois bairros antes divididos pela linha do comboio.

Estação da Luz

Localizada no centro de São Paulo, nasceu no longínquo ano de 1901 e foi inspirada no Big Ben e na abadia de Westminster. O edifício foi feito em Glasgow, na Escócia, desmontado e enviado de barco ao Brasil para então ser montado novamente.

St. Pancras

Em atividade desde 1868, foi reformada em 2007. Guarda um vão com 70 metros de largura e 30 metros de altura e conta com uma estátua em homenagem ao poeta John Betjeman Arms, outra em bronze, de nove metros, um relógio central e o conjunto de Anéis Olímpicos de 2012. A fachada foi cenário de filmes da saga Harry Potter.

Flinders Street Station

É a mais antiga estação da Austrália, inaugurada em 1910. É lá também que fica a mais longa plataforma do país, com 700 metros de comprimento, oriunda do terminal anterior do mesmo local, o Melbourne Terminus. Recebe cerca de 250 mil pessoas por dia, que testemunham um estilo renascentista, com uma torre de relógio e uma cúpula sobre o telhado.

Kanazawa Station

Construída em 1898 e reabilitada em 2005, quando ganhou uma cobertura de vidro e aço ultramoderna, mistura o estilo moderno e a tradição local. Instalada na japonesa Ishikawa, o seu portão gigante de madeira tem como referência um portão sagrado que geralmente fica na entrada dos santuários nipónicos.

Atocha

Embora exista desde 1851, aquela que é uma das maiores estações de comboios de Espanha ganhou em 1992 um centro comercial e um jardim interno. E, até, uma estufa para plantas. A sua fachada é um ícone da arquitetura ferroviária do século XIX. O ferro utilizado na cobertura foi trazido da Bélgica e os tijolos de diferentes zonas espanholas.

Grand Central Terminal

Constante cenário de filmes e séries da televisão, localiza-se em Nova Iorque e data originalmente de 1871. Foi demolida em 1903 e concluída dez anos mais tarde. As suas 44 plataformas e 67 linhas de comboio tornam-na uma das maiores do Mundo.

Chhatrapati Shivaji Terminus

Finalizada em 1888 em Mumbai (Índia), é fruto da mescla entre o estilo vitoriano e as tradições indianas pensada pelo arquiteto inglês F.W. Stevens. Também conhecida como Victoria Terminus Station, em homenagem à rainha Victoria, demorou dez anos a ser edificada. @ JN

Sem comentários: