Número total de visualizações de páginas

segunda-feira, 18 de julho de 2022

Portugal vai receber 3840 euros por cada residente até ao fim da década

 


Os fundos do Portugal 2030 e do Plano de Recuperação e Resiliência (PRR) que vão ser transferidos pela Comissão Europeia até ao final de 2029 representam, em média, 3840 euros por cada cidadão português. O acordo do Portugal 2030 que foi assinado esta quinta-feira contém metas consideradas "ambiciosas" nas áreas da transição digital e ambiental, além de querer tirar 765 mil portugueses da pobreza.
«O desenvolvimento de Portugal nas últimas décadas não é dissociável da integração europeia e da aplicação dos fundos comunitários. O nosso País deu passos significativos para superar os défices históricos: nas qualificações, nos desequilíbrios externos, no emprego ou nas desigualdades», afirmou a Ministra da Presidência, Mariana Vieira da Silva, na cerimónia de assinatura do Acordo de Parceria entre o Governo português e a Comissão Europeia para o período de 2021-2027, que oficializa o lançamento do Portugal 2030.
«O domínio das qualificações é aquele em que o atraso era mais evidente e, igualmente, em que os avanços foram mais notáveis. Os Censos de 1981 indicavam-nos que Portugal tinha um milhão e meio de pessoas analfabetas. Em 2021, dois milhões de portugueses têm formação superior. A taxa de abandono escolar situou-se em 5,9%, bastante abaixo da média europeia de 9,7%», salientou a Ministra.

Os objetivos estratégicos do Portugal 2030

A Ministra referiu que no total, este instrumento terá disponíveis 23 mil milhões de euros, distribuídos por cinco Fundos Europeus e por 12 Programas, sendo a sua programação feita em torno de cinco objetivos estratégicos: um Portugal mais inovador, digital, mais competitivo e empreendedor; mais verde, que cumpra o Acordo de Paris e invista na transição energética, nas energias renováveis e na luta contra as alterações climáticas; mais conectado, com redes de transportes estratégicas e sustentáveis, mas também ligações e 5G; mais social, na senda do Pilar Europeu dos Direitos Sociais, com emprego de qualidade, educação, competências, inclusão social e igualdade de acesso aos cuidados de saúde; e mais próximo dos cidadãos, promotor de estratégias de desenvolvimento a nível local e com cidades sustentáveis. @  JN

Sem comentários: