Número total de visualizações de páginas

quarta-feira, 20 de julho de 2022

óbito: Maria de Lourdes Modesto

Maria de Lurdes Modesto, nome ímpar na gastronomia portuguesa, morreu aos 92 anos. A notícia foi avançada por Fátima Moura, escritora e amiga da autora da ‘bíblia’ gastronómica’ Cozinha Tradicional Portuguesa.
“Perdemos uma pessoa muito importante para a cozinha portuguesa e para a nossa cultura: faleceu Maria de Lourdes Modesto. Eu perdi uma grande amiga. Não tenho mais palavras do que estas”, escreveu Fátima Moura, autora do blogue Conversas à Mesa.
A ‘diva da gastronomia portuguesa’, como era aclamada, é autora de vários livros de culinária, como Cozinha Tradicional Portuguesa, Grande Enciclopédia da Cozinha e Receitas Escolhidas.
Na RTP, a antiga professora, nascida em Beja, apresentou durante 12 anos o programa Culinária, que esteve 12 anos no ar sempre com grande popularidade.


José Avillez: “Maria de Lourdes Modesto era a minha avó emprestada”
“A Maria de Lourdes Modesto tinha trabalhado com o meu tio-avô e, nessa altura em que eu estava a decidir de seguia ou não cozinha, ele falou com ela para ver se podia conversar comigo”, recorda à NiT o chef português. “Ela recebeu-me em sua casa e acho que foi amor à primeira vista.”. 
“Ela achava que eu era apenas um mau aluno que queria ir para a cozinha para fugir à escola. Depois percebeu que eu era bom aluno e incentivou-me”, conta. “Foi a pessoa que meu deu mais força para agarrar a profissão. Até quando fui convidado para ir para o Tavares, e toda a gente dizia que eu era maluco, foi ela que me incentivou.”
Para José Avillez, Maria de Lourdes Modesto era algo mais. Tive a sorte de me intitular como o neto emprestado dela e acho que ela também assumiu o papel de avó emprestada”, conta. Foi patrona da sua tese de licenciatura, escreveu o prefácio do seu primeiro livro. “Tínhamos uma relação de amizade, de grande respeito, primeiro numa só direção, depois acho que se tornou mútuo”.

A inspiração feminina
“Não tenhas medo, vai para o meio deles e mostra a tua cozinha, o teu talento.” A mensagem chegou de forma privada, depois de um fórum de cozinheiros onde a chef Marlene Vieira era uma das participantes.
As palavras não ficaram esquecidas. “Ela marcou-me muito pelo orgulho que tinha na gastronomia portuguesa, pela forma como lutava por manter vivas as nossas receitas, sem qualquer vergonha por serem aparentemente mais rústica”, explica. “Hoje perdemos alguém muito inspirador e, sobretudo, alguém que representa muito a mulher portuguesa, cuidadora, forte, determinada e sem papas na língua.”O jornal Público avançou que Maria de Lurdes Modesto estaria internada há vários dias no hospital. 
Em 2017, o I entrevistou a ‘Diva da Cozinha Portuguesa’, que insistia que não era contra as inovações, mas sim contra “o disparate”. 
O Presidente da República, Marcelo Rebelo de Sousa, já reagiu à morte da comunicadora, que foi galardoada como comendadora da Ordem do Mérito, em 2004. Marcelo "lembra com saudade esta grande comunicadora, apresentando à família sinceras condolências."
"Dos simples amadores aos mais refinados 'chefs', todos aprenderam com Maria de Lourdes Modesto", destacou o primeiro-ministro António Costa

Sem comentários: