Número total de visualizações de páginas

quarta-feira, 1 de fevereiro de 2023

textos de alunos: "Ciclo da água"

 Este foi um trabalho conjunto das disciplinas de Ciências Naturais e Português, na turma 5º A, em DAC.

A vida de uma gotinha de água

Esta é a história de uma gotinha de água que vivia numa pequena lagoa. Todos a adoravam! Decerto, por ser muito brincalhona e a mais pequenina de todas.

Num dia quente de verão, o Sol aqueceu a água da lagoa. As gotinhas começaram a subir para a atmosfera. Apavoradas tentaram dar as mãos umas às outras para se manterem unidas, mas a temperatura não o permitiu, claro! E assim tornaram-se as protagonistas deste processo, que tem por nome evaporação. 

Após atingirem uma camada de ar mais fria e, consequentemente, uma temperatura mais baixa, lá se reencontraram e condensaram-se todas juntas, numa enorme nuvem. Enquanto o vento empurrava a nuvem, as gotinhas olhavam para baixo, a contemplar belas paisagens de lugares bem longínquos.  Passavam o tempo a abrir a porta, para uma e outra gotinha se juntarem a elas, e ouvirem as histórias de cada uma, contadas cheias de entusiasmo… 

A dada altura, não conseguiam divertir-se… estavam em sobrelotação! Já nem tinham prazer em estarem juntas! Que sufoco!!! É bom termos amigos, partilharmos histórias e momentos de convívio. Mas sabe sempre bem quando regressamos a casa, não acham?!

Ao passarem por uma frente fria, algumas gotinhas caíram sob a forma de chuva. No entanto, outras ficaram na nuvem, atravessando camadas ainda mais frias. Nessa altura caíram sob a forma de neve ou granizo. 

A gotinha pequenina e atrevida foi das primeiras a cair e infiltrou-se no solo, junto com outras gotinhas que a seguiram. Quando encontraram um solo impermeável, ficaram retidas num lençol freático. Correram muito debaixo da terra, até encontrarem uma saliência à superfície. Era a nascente de um curso de água!

As gotinhas iniciaram a sua viagem, pelo leito desse curso de água. Encontraram tantas outras amigas, aumentando assim, o caudal do rio… até que chegaram ao mar.

As outras caíram em diferentes partes da superfície terrestre. O calor do Sol fundiu a neve e o granizo e as gotinhas, alegremente, voltaram a ser água líquida.

Agora a gotinha pequenina brinca no mar com os seus amigos peixes. Adora saltar as ondas. Está ansiosa por subir de novo para as nuvens e recomeçar outra viagem. Será que vai ser ainda mais fantástica?!

Raquel Pedro Santos – 5º A nº14

cortesia de envio de Cristina Machado, docente de Português do 2º ciclo

Sem comentários: