Número total de visualizações de páginas

sexta-feira, 3 de fevereiro de 2023

curiosidade: chama-se Bobi, é português e é o cão mais velho do mundo

O cão mais velho do mundo chama-se Bobi e é português. Sociável e aventureiro, teve uma vida livre pela floresta numa aldeia de Leiria. É um Rafeiro Alentejano e pertence à família Costa. É também o cão mais velho de todos os tempos. 

Bobi, o cão rafeiro alentejano mais velho do mundo

Chama-se Bobi e há 30 anos (quase 31) que vive livremente pela aldeia. Bebe muita água e come o mesmo que os donos. A sorte começou logo nos primeiros dias de vida quando foi o único da ninhada a sobreviver a um enterro propositado. 
Quando Leonel concorreu para o Guinness World Records nunca pensou que seria também o cão mais velho de todos os tempos.
"Os nossos animais sempre viveram muitos anos", acrescenta.
A Gira, mãe do Bobi, viveu até aos 18 anos e outro cão, Chicote, viveu até aos 22.
A idade do cão foi confirmada pelo Serviço Médico-Veterinário de Leiria e pelo SIAC, um banco de dados administrado pelo Sindicato Nacional dos Médicos Veterinários.
Com 30 anos (a meses de fazer 31), Bobi é também o cão mais velho de todos os tempos. Até agora, o título estava entregue a Bluey, um pastor australiano que viveu até aos 29 anos e cinco meses.
"O Bobi é especial porque olhar para ele é como lembrar as pessoas que fizeram parte da nossa família e infelizmente não estão vivas, como o meu pai, o meu irmão ou os meus avós".
Se fizermos as contas de acordo com a “idade dos cães”, Bobi tem mais de 210 anos.

Longevidade: o que pode explicar?

Um dos fatores pode ser o "ambiente calmo" da aldeia, aponta Leonel. Além disso, sempre comeu "comida humana": "O que comíamos, ele comia também". A família deixa a comida de molho antes de dar aos animais para tirar a maior parte dos temperos.
"Bebe muita água, cerca de um litro por dia".
O cão nunca foi acorrentado ou preso a uma coleira e sempre passeou pela floresta junto à casa da família Costa. @ SicN

Sem comentários: