Número total de visualizações de páginas

quarta-feira, 1 de fevereiro de 2023

textos de alunos: "Ciclo da água"

Este foi um trabalho conjunto das disciplinas de Ciências Naturais e Português, na turma 5º A, em DAC.

Fernanda, a Destemida

- Que molha! - gritava Fernanda.

Fernanda era uma grande gota de água que vivia mesmo por baixo da cascata do Pincho, que se pode visitar na região de Montarias, em Viana do Castelo. O sítio em geral até era bonito, mas Fernanda cansara-se de estar sempre a levar com as outras gotas nas costas. O único amigo que ela tinha era o Sol, que às vezes a levava a ela e às suas colegas a passear pelo céu.

Fernanda olhou para o céu e avistou o Sol a brilhar como nunca! Foi aí que pensou: «Vai ser agora! Vou esperar que o Sol me faça evaporar e depois esquivo-me!».

Fernanda avistou algumas das suas amigas desaparecerem lentamente. Então, preparou-se e “levantou voo”.

Subiu, subiu até ao céu. Quando lá chegou, transformou-se de novo numa gota, mas desta vez mais pequena. Deu-se a condensação. Esperou chegar o melhor momento para sair, esperou, esperou. Até que tentou sair, mas todas as gotas estavam tão juntas que não se conseguiu escapar.

«Bolas! Pronto, espero pela próxima oportunidade…», pensou Fernanda. 

Ela começou a ficar cada vez mais apertada e com frio. Até que começou a cair, mas desta vez ela não era uma gota de água! Era um pequeno cubo de gelo. Foi aí que se apercebeu que estavam a cair em forma de granizo. Acontecia agora a precipitação. 

Fernanda fez o máximo que pôde, mas mesmo assim não conseguiu escapar. Foi então que caiu na pequena cascata, já em forma de gota.

Enquanto Fernanda desesperava por não ter conseguido cumprir o seu objetivo, uma criança aproximou-se dela e colocou-a nas suas mãos côncavas e levou-a para a lagoa mais próxima, como se a menina lhe tivesse lido os pensamentos. Mas não. Apenas procurava uma gota especial para brincar. E lá ficaram as duas a brincar e a dançar sobre a água. 

Tiago Cardoso Costa, nº 18, 5º A

                                      

                                                                                                                         cortesia de envio de Cristina Machado, docente de Português do 2º ciclo


Sem comentários: