Número total de visualizações de páginas

segunda-feira, 27 de fevereiro de 2023

Elvira Fortunato: “Os nossos alunos dão cartas em qualquer lugar"

 A ministra da Ciência, Tecnologia e Ensino Superior, disse à Lusa que Portugal "tem uma grande credibilidade" na investigação e ensino superior, após uma visita de três dias à Califórnia, nos Estados Unidos, onde foram assinados vários memorandos. 

“Portugal, neste momento, tem uma grande credibilidade”, afirmou Elvira Fortunato. “Quer na área da investigação quer na área do ensino superior, o que no fundo é fruto dos alunos que cá chegam e da preparação que trazem”, acrescentou.
Durante a visita da ministra à baía de São Francisco, na Califórnia, foi assinado um memorando de entendimento entre a Fundação para a Ciência e Tecnologia (FCT) e a Universidade de Stanford e negociado um acordo com a Universidade da Califórnia, Berkeley, que deverá ser assinado em breve.
São os primeiros acordos deste género entre Portugal e estas duas universidades norte-americanas, onde vários alunos e professores portugueses se têm destacado.
“Uma coisa que nos foi dita em vários sítios é que a qualidade dos alunos portugueses que aqui chegam é excelente”, afirmou a governante. “Os nossos alunos têm uma preparação muito boa nas universidades portuguesas e dão cartas em qualquer lugar. Isso deixa-nos muito satisfeitos”, salientou.
Essa perspetiva tem fomentado a abertura destas universidades norte-americanas em trabalhar com instituições académicas portuguesas para o intercâmbio de alunos de doutoramento, investigadores e corpo docente.
“Estar nas escolas e os professores referirem a excelente qualidade dos nossos alunos, que até em alguns casos é superior à dos alunos que estão aqui nos Estados Unidos, só nos pode deixar com orgulho e mostrar que as nossas instituições de ensino superior estão a fazer o seu trabalho como deve ser”, frisou.
Essa qualidade “dá uma garantia a estas universidades” quanto à aposta em alunos de doutoramento e professores vindos de Portugal, “devido à credibilidade que têm”, afirmou Elvira Fortunato.
Durante a visita foi ainda assinado um acordo entre a Universidade do Algarve e a Universidade Estadual da Califórnia em East Bay, e a ministra participou em seminários e deslocou-se a várias empresas.
Uma delas foi a Amyris, empresa de biotecnologia liderada pelo luso-americano John Melo, que tem um laboratório na Universidade Católica no Porto e está interessada em expandir o investimento em Portugal.
“A Amyris está com vontade de aumentar a parte de investigação em Portugal”, referiu a ministra. “Ficámos de identificar, dentro das áreas científicas que mais interessam à Amyris, um conjunto de laboratórios e centros de investigação que temos em Portugal na área da fermentação, para ver até que ponto é possível montarem outro laboratório”, explicou.
Elvira Fortunato também participou num seminário “Portugal Tech Talks”, organizado pelo consulado e pela AICEP — Agência para o Investimento e Comércio Externo de Portugal em São Francisco, com mais de 20 empreendedores portugueses que têm empresas na Califórnia ou trabalham em empresas na região.
“Foi uma semana ganhadora a vários níveis”, frisou a ministra. “Os objetivos foram cumpridos e a visita até superou as minhas expectativas”, concluiu. @ Sapo

Sem comentários: