Número total de visualizações de páginas

quarta-feira, 1 de fevereiro de 2023

a luta dos professores continua: a luta de ontem, de hoje e de "amanhã"

Ontem, professores de todo o país estiveram em greve e fecharam escolas. 
Por perto, alguns exemplos: Secundária Padrão da Légua; agrupamento de escolas Abel Salazar; Carolina Michaelis; agrupamento de escolas Alexandre Herculano; Vieira de Carvalho; Secundária Augusto Gomes; EB1 de Moutidos...

Os professores da nossa escola continuaram a mostrar a sua indignação. Reuniram em plenário para discutirem assuntos ligados à situação vivida nos dias atuais.

ontem

Hoje, pela manhã, também.



O mesmo aconteceu à tarde.
fotos do grupo do Whatsapp "AESCAS em luta"

Dia 1 de fevereiro é o primeiro dia de “serviços mínimos” acerca dos quais, segundo Filinto Lima, há pouco, na TSF, só foram esclarecidas dúvidas na noite de ontem. 

O M.E. esclareceu esta quarta-feira, em resposta enviada ao PÚBLICO, que os serviços mínimos nas escolas se aplicam apenas aos pré-avisos da greve por tempo indeterminado convocada pelo Sindicato de Todos os Profissionais da Educação (STOP).

Assim, quem teve de decidir quem cumpria ou não os serviços mínimos foram os diretores das escolas/agrupamentos. Uma "prenda" bem difícil de digerir, pois certamente gerou desagrado a direções e a docentes e não docentes. 
Será que com tal medida se pretendeu dividir para reinar? Fica a questão. Saliente-se, porém,  que o STOP não sugeriu desobediência.

Depois deste comunicado, ainda foi enviada a seguinte informação aos diretores escolares/de agrupamentos.


 
E assim se vai fazendo o caminho. 

Santarém é hoje o distrito em greve.

cordão humano

Para dia 4 de fevereiro (próximo sábado) prepara-se uma marcha no Porto, com concentação pelas 14:30 no Jardim do Marquês. A marcha iniciar-se-á pelas 15h, pela Rua de Sta.Catarina, Rua Formosa, Avenida dos Aliados e terminará na CM do Porto. Haverá atuações de grupos de jovens alunos de Dança e Música. 

Para mais adiante, está prevista uma greve nacional no dia 8 de fevereiro e uma nova marcha em Lisboa no dia 11 de fevereiro. 

Os professores têm sido e terão de ser muito criativos para poderem levar por diante a sua luta. Mas a criatividade está em alta e só podemos sorrir por essa competência chegar agora à opinião pública. Ora vejam.

Em Celorico da Basto (imagem 1) e pelas mãos de Afonso.(imagem 2).

imagem 1
professora sozinha, de boca fechada, em Celorico de Basto
 (foto em "O meu quintal")

imagem 2
cartoon
de Afonso

Nesta fase da luta, será difícil a desunião, porque os professores consideram que "resistir é vencer" e quando há união é muito difícil ser vencido.

(post atualizado às 18h)

Sem comentários: