Número total de visualizações de páginas

domingo, 26 de fevereiro de 2023

a luta dos professores continua

No sábado, dia 25 de fevereiro, uma vez mais, um grupo de professores do nosso agrupamento saiu em direção a Lisboa.
"Resistir em defesa da escola pública."
Não há como não louvar o espírito de resiliência destes professores, que acreditam que "resistir é vencer" e que, por isso, viajaram pela quinta vez até Lisboa. 
"Ensinamos a sonhar, pensar e decidir."
A estes, muitos outros se juntaram na capital, de vários locais do país, embora alguns se tenham associado à "Marcha por uma Vida Justa". Certo é que convergiram no destino - as portas do Parlamento.
"A escola do seu filho... é o nosso local de trabalho." 
É que quando se sente e se sabe que a luta é justa e que outros a querem fazer morrer, dividindo para reinar, só se pode tomar uma decisão: continuar a lutar e fazer ecoar as verdadeiras razões. 
"Respeito, justiça, dignidade e valorização. Escola em luta pela educação pública." é o que reclamam os professores.

Já o Gaitas é a mascote do nosso agrupamento e, mais do que isso, sendo uma presença constante nas várias manifestações, ganhou dimensões de estrela e é uma mascote conhecida a nível nacional. Até já apareceu na televisão (CNN)! Mas o que o Gaitas quer dizer, parafraseando o humorista Ricardo Araújo Pereira, é que "eles (?) falam, falam, falam, mas não dizem nada". Blá, blá, blá...

o Gaitas, a mascote do nosso Agrupamento, na CNN

Depois desta jornada, outras formas de luta se avizinham. Os professores já não esperam que este ou aquele sindicato se mexa ou proponha algumas ações. Os professores organizam-se - nas escolas, nos agrupamentos, por concelhos - acreditando que os sindicatos terão de cumprir o seu papel, em defesa daqueles que se dizem representar. 

Assim, a luta continua. Amanhã, dia 27 de fevereiro, haverá um plenário concelhio, na Escola Secundária da Maia, pelas 9 horas.


Oxalá o Governo compreenda realmente que a Educação deve ser uma prioridade em qualquer país que se diz democrático! 

texto de Manuela Couto, professora
fotos do grupo de Whatsapp "AESCAS em luta"

Sem comentários: