Número total de visualizações de páginas

quinta-feira, 2 de fevereiro de 2023

sociedade: quais são as profissões mais procuradas por recrutadores internacionais?

Com um mundo a mudar cada vez mais rápido, decidir o que estudar pode ser desafiante. Perante o “desfasamento” entre a educação e o mercado, Karoli Hindriks, CEO da plataforma de realocação de talento Jobbatical, deixa algumas recomendações para os jovens

Entrar no ensino superior tem muitos desafios e escolher em que área apostar é logo o primeiro deles. Com o mundo do trabalho a mudar rapidamente, vivemos um paradoxo. Enquanto das universidades está a sair a geração mais qualificada de sempre, também “estamos a entrar na maior escassez de talento da História humana”.

“Acredito que existem duas causas principais”, afirma Karoli Hindriks, CEO da Jobbatical, uma plataforma internacional que ajuda as empresas a relocalizar as novas contratações. “A primeira é o envelhecimento da população e a segunda é o desfasamento entre a educação e o mercado do trabalho.”

Este segundo é “um enorme problema”. “Há um desencontro entre a forma como estamos a educar a nossa juventude e o que o mercado de trabalho espera, quais os principais trabalhos hoje e quais serão daqui a dez anos”, vaticina a empreendedora estónia.

“Alguns dos trabalhos que vemos no top de contratações não existiam há 15 anos. Também aí o setor público está bastante atrasado, porque não estão a ser capazes de avançar lado a lado com as tendências (atuais e futuras). Isto significa que os jovens saem (da universidade) com um mestrado e começam a sua vida, para depois perceberem que as competências [que aprenderam no curso] já não se aplicam.”

ESTAS SÃO AS NOVE PROFISSÕES MAIS PROCURADAS DO MOMENTO:

A Jobbatical entrou no mercado português em fevereiro do ano passado. “Tivemos um início louco em Portugal. Lançamos em fevereiro e, em três meses, a nossa receita cresceu seis vezes. Até agora fizemos cerca de 400 relocalizações para Portugal.”

Da experiência do mercado português, a CEO da Jobbatical consegue para já tirar algumas conclusões. De acordo com a especialista, esta é a lista de profissões mais procuradas neste momento:

- Programador de software,

- Engenheiro de software,

- Engenheiro QA (Quality Assurance),

- Engenheiro de software senior,

- Gestor de produto,

- Designer de produto,

- Engenheiro de back-end,

- Programador de software senior,

- Designer de produto.

“Estas são as principais profissões que temos estado a relocalizar para Portugal, o que significa que há falta destes (profissionais no país)”, afirma.

Mas dado o ritmo a que o mercado está a transformar-se, estudar estas profissões hoje não oferece a mesma garantia de empregabilidade no futuro, como acontecia noutros tempos. Perceber as tendências futuras torna-se “complicado”.

“Isto é referente a hoje. O que recomendo mesmo é olhar para o que irá ser. Se está a ir para a universidade, deve olhar para quais as prováveis (tendências) para os próximos cinco anos. Será big data? Inteligência artificial será certamente, a procura é enorme nessa área. @ Expresso

Sem comentários: