Número total de visualizações de páginas

terça-feira, 7 de fevereiro de 2023

cultura: teatro S. João apresenta cinco espetáculos desenvolvidos com dez congéneres europeus

Cinco espetáculos construídos sobre "a matriz" da tragédia grega, desenvolvidos em conjunto por dez teatros nacionais europeus vão subir aos palcos do Teatro Nacional S. João, de 27 de janeiro a 25 de fevereiro, começando com "Iphigénie", de Tiago Rodrigues.


A abordagem desta tragédia de Eurípides pelo dramaturgo e encenador português abriu a edição de 2022 do Festival de Avignon, em França, festival de artes de palco que Tiago Rodrigues passou a dirigir, e abre caminho a quatro outras produções do projeto "Finisterra", elaborado no interior da União dos Teatros da Europa, de que o S. João faz parte desde 2003.
"Pensar a catástrofe, hoje" é o mote de "Finisterra", "o novo gesto internacional do Teatro Nacional S. João" (TNSJ), é o corolário de um projeto desenvolvido em conjunto por teatros nacionais de Espanha, França, Luxemburgo, Roménia, República Checa, Eslováquia, Bulgária, Eslovénia, Sérvia e Grécia.
Em "Finisterra" cada produção resulta da parceria de dois teatros nacionais, circula depois pelos restantes e, no Porto, os espetáculos serão representados sequencialmente, desde dia 27 de janeiro, depois de estreados nos países de origem, ocupando cerca de um mês de programação.

Sem comentários: