Número total de visualizações de páginas

quinta-feira, 9 de fevereiro de 2023

mundo: número de mortos na Turquia e na Síria próximo dos dez mil

O número de vítimas dos dois fortes terramotos que atingiram na segunda-feira a Turquia e a Síria não para de aumentar e é já superior a 9.600. No terreno, as equipas de resgate lutam conta o tempo para encontrar sobreviventes entre os escombros.

De acordo com o último balanço, pelo menos 7.108 pessoas morreram na Turquia em consequência dos dois sismos que abalaram o país na segunda-feira, um deles de magnitude 7,8 na escala de Richter. Há ainda registo de mais de 37 mil feridos.
O forte sismo abalou também a vizinha Síria, que registou pelo menos 1.280 vítimas, segundo os números divulgados pelo governo.
Entretanto, as equipas de resgate de ambos os países lutam contra o tempo para encontrar sobreviventes entre os escombros. Na terça-feira, o ministro turco do Interior alertava que as próximas 48 horas seriam “cruciais” para encontrar sobreviventes.
As operações de resgate estão a ser dificultadas pelas condições meteorológicas adversas, com as equipas a lutarem contra o frio, chuva e neve. Entre os escombros ouvem-se gritos de socorro e os familiares desesperam por ajuda.
Até agora, foram retiradas mais de oito mil pessoas dos escombros e cerca de 380 mil estão refugiadas em abrigos ou hotéis. Outras milhares de pessoas abrigam-se em centros comerciais, estádios, mesquitas, escolas e centros comunitários. @ RTPn 

Sem comentários: